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Tipo: Dissertação
Título: Saberes mobilizados no PIBID do curso de pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó
Autor(es): Paulino, Monalisa
Primeiro Orientador: Silva, Ilton Benoni da
Resumo: A pesquisa investiga quais os saberes predominantes mobilizados no Pibid do Curso de Pedagogia da UFFS – Campus Chapecó, com base no “reservatório de saberes” de Gauthier et al.(2013), considerando especialmente o saber da ação pedagógica. Trata-se de um estudo no campo das problematizações relativas à formação docente. Produz, portanto, uma análise do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó. A referida análise, de cunho qualitativo, inicia-se por uma identificação das categorias especificadoras dos saberes pertinentes à docência – presente nos estudos de Gauthier e seus colaboradores – em um debate com alguns dos principais expoentes desse campo de estudo na contemporaneidade, como Tardif (2012). A análise empírica se pautará, sobretudo, pela metodologia da análise de conteúdo de Bardin (2016) e, dirige-se aos documentos do Programa (2011 a 2017) que explicitam as bases epistemológicas, pedagógicas, teóricas do mesmo. Bem como aos documentos institucionais que revelam estudos, debates e sínteses das experiências do Pibid no processo formativo dos licenciandos em Pedagogia da UFFS. Nos resultados encontrados, no que se refere à mobilização dos saberes do reservatório de saberes apontados por Gauthier et al., destacam-se: saberes curriculares, disciplinares, das ciências da educação, da tradição pedagógica, experienciais e da ação pedagógica, sendo sobre este último que recai a atenção deste estudo e se ancoram as principais reflexões sobre os limites e possibilidades do Pibid na formação dos licenciandos de pedagogia. A investigação documental revelou por meio das categorias de análise, que os saberes docentes são mobilizados e emergem no desenvolvimento das atividades do Pibid. Importante salientar que, alguns saberes aparecem com mais ênfase e frequência do que outros nos documentos, mas isso não nos permite afirmar que não sejam mobilizados no desenvolvimento das atividades do programa, ou que não sejam pensados pelos organizadores do Pibid. Outro resultado alcançado foi o de que, o Programa Pibid visa com todas as suas atividades promover impactos e contribuições para a formação de professores e para a educação básica. Desta forma foi possível constatar nos documentos que: o Pibid elabora e desenvolve suas atividades com o intuito de contribuir direta e efetivamente nos cursos de licenciaturas. Enfim, constatamos que no Pibid são mobilizados diferentes saberes, os quais se caracterizam como inerentes a docência, bem como o programa retroalimenta os cursos de formação de professores, nesse caso o de formação de pedagogos. Palavras-chave: Formação de Professores. Pedagogia. Pibid. Saber da ação pedagógica. Saberes docentes.
Abstract/Resumen: The research investigates the predominant knowledge mobilized by Pibid project from the Pedagogy Course of UFFS - Chapecó, based on the "Reservatório de saberes" by Gauthier et al. (2013), especially considering the knowledge of pedagogical action. This study belongs to the problematization field, and is related to teacher education. It produces, therefore, an analysis of the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) from Pedagogy Graduation of Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó. This qualitative analysis begins with an identification of the specifiers categories of knowledge, which are relevant into teaching. Those are present in the studies of Gauthier and his collaborators as a debate with some of the main exponents of this kind of study nowadays, such as Tardif (2012). The empirical analysis will be guided mainly by the methodology of content analysis of Bardin (2016) and, it addresses the documents of the Program (2011 to 2017) that explain the epistemological, pedagogical, theoretical bases of it, as well as the institutional documents which reveal studies, debates and syntheses of the Pibid experiences in the training process of the graduates in Pedagogy of UFFS. In the results found, regarding the mobilization of the knowledge from the “Reservatório do saber” by Gauthier et al., the pointed out knowledge are: curricular, disciplinary, educational sciences, pedagogical tradition and experiential and pedagogic activities ones. By the pedagogic activities, greater attention is drew. It anchors the main reflections on the limits and possibilities of Pibid in the formation of pedagogy degree candidates. Documentary research revealed, through the categories of analysis that the teaching knowledge are mobilized and emerge in the development of the activities of Pibid. It is important to point out that some knowledge appears with more emphasis and frequency than others in the documents, but this does not allow us to affirm they are not mobilized in the development of the activities of the program or that they are not thought of by the organizers of Pibid. Another result achieved was that the Pibid Program aims, with all its activities, to promote impacts and contributions to the training of teachers and to basic education, in this way it was possible to verify in the documents that, Pibid elaborates and develops its activities contributing directly and effectively to undergraduate courses. Finally, we found out that in Pibid different knowledges are mobilized, which are characterized as inherent in teaching, as well as the program feedbacks training courses for teachers, in this case the training of pedagogues.
Palavras-chave: Pedagogia
Formação de professores
Educaçao
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2238
Data do documento: 8-Jan-2019
Nível: Mestrado
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