Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/224
Tipo: Artigo Cientifico
Título: A construção do discurso da prosperidade
Autor(es): Correia, Adriana de Lima
Resumo: A palavra possui um papel determinante na sociedade em que vivemos e é notável a importância que ela assume, no que confere ao modo como agimos, pensamos, enfim, como nos constituímos em nossas relações com o outro. O intuito do presente trabalho é investigar as materialidades discursivas envolvidas na construção do discurso da prosperidade. A análise parte dos pressupostos teóricos dos estudos bakhtinianos e tem como objeto de investigação a reprodução escrita da pregação intitulada “Uma vida de prosperidade”, ministrada pelo líder religioso Silas Malafaia. Os enunciados serão analisados por meio da observação dos aspectos semióticos materiais, pelo reconhecimento destes como pertencentes à língua, em sua inserção num contexto único e irrepetível, no cotejamento entre textos e na interpretação das palavras que nos fornecem indícios interpretativos para a compreensão das manifestações discursivas. A análise dos enunciados centrou-se na observação da construção discursiva por meio do processo de adjetivação e na fundamentação bíblica para justificar a prosperidade. Partindo de nossas analises, observamos que a construção do discurso da prosperidade ocorre por meio de uma veiculação positiva do ato de ofertar e fundamenta-se, essencialmente, no texto bíblico.
Abstract/Resumen: La palabra tiene un papel decisivo en la sociedad en que vivimos y es notable la importancia que ella asume en nuestra forma de actuar, pensar, además de esto, como hemos establecido nuestras relaciones con los demás. El objetivo de este estudio es investigar la materialidad discursiva involucrada en la construcción del discurso de la prosperidad. Centramos nuestros análisis en el marco teórico de los estudios de Bakhtin, teniendo como objeto investigativo la reproducción escrita de la predicación "Uma vida de prosperidade”, impartido por el líder religioso Silas Malafaia. Las declaraciones serán analizadas por la observación de los aspectos materiales semióticos, mediante el reconocimiento de éstos como pertenecientes al lenguaje en su lugar y en un contexto único e irrepetible, la comparación mutua entre el texto y la interpretación de las palabras que proporcionarán las claves interpretativas para comprender las manifestaciones discursivas. El análisis de las declaraciones se centraron en la observación de la construcción discursiva de la prosperidad por medio del proceso de adjetivación y los motivos bíblicos como justificación para la prosperidad. De nuestro análisis, se observó que la construcción del discurso de la prosperidad se lleva a cabo mediante una colocación positiva del acto de ofrenda y se basa fundamentalmente en el texto bíblico.
Palavras-chave: Discurso da prosperidade
Estudos Bakhtianos
Análise de narrativa
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/224
Data do documento: 24-Jun-2015
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CORREIA.pdf480 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.