Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2249
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Rosemar Ayres dos-
dc.contributor.referee1Dullius, Marcos Alexandre-
dc.contributor.referee2Luchese, Thiago de Cacio-
dc.creatorMendes, Dawid Freitas-
dc.date2018-12-12-
dc.date.accessioned2019-01-17T11:08:47Z-
dc.date.available2018-12-20-
dc.date.available2019-01-17T11:08:47Z-
dc.date.issued2018-12-12-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2249-
dc.description.abstractIn this work we bring some reflections about the Education of Young and Adults and about the methodologies used for teaching and learning in institutions in which this form of teaching is implemented for people who did not have the opportunity to be literate or complete their elementary education and / or average in the so-called right age in regular education. In this sense, we seek to investigate: how and with what objectives has the teaching of physics in the Education of Young and Adults in Brazil been developed? And, in the investigation of such problem we aim: To know the trajectory of the Education of Young and Adults in our country from theses and theses of the area of Education in Sciences; To identify dissertations and theses on the teaching of physics in the Education of Young and Adults, obtained through electronic search in the Catalog of Thesis and Dissertations of Capes; Understand and characterize how and with what goals the teaching of Physics in Youth and Adult Education is developed. The methodological analysis followed according to the Discursive Textual Analysis, composed of three interdependent stages: Unitarization, Categorization and Communication. As results, we obtained two categories: 1) Discussion of concepts of Classical Physics and Modern Physics in YAE; and 2) Sociocultural and School Aspects in the teaching of Physics in the YAE. Thus, as a summary of the research we infer that in the great majority of sense nuclei we can observe that when the phenomena are dynamically worked and that they involve the lived world of the students and that with different teaching methodologies the teacher manages to get their attention, bringing them for classes, more helpful and willing to learn.pt_BR
dc.description.resumoNesse trabalho trazemos algumas reflexões a respeito da Educação de Jovens e Adultos e sobre as metodologias utilizadas para o ensino-aprendizagem em instituições nas quais é implementada essa forma de ensino para pessoas que não tiveram a oportunidade de serem alfabetizadas ou completar seu ensino fundamental e/ou médio na idade denominada de certa no ensino regular. Nesse sentido, buscamos investigar: como e com que objetivos tem sido desenvolvido o ensino de física na Educação de Jovens e Adultos no Brasil? E, na investigação de tal problema objetivamos: Conhecer a trajetória da Educação de Jovens e Adultos no nosso país a partir de dissertações e teses da área de Educação em Ciências; Identificar dissertações e teses sobre o ensino de física na Educação de Jovens e Adultos, obtidos por meio de busca eletrônica no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes; Compreender e caracterizar como e com que objetivos é desenvolvido o ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos. A análise metodológica seguiu de acordo com a Análise Textual Discursiva, composta de três etapas interdependentes: Unitarização, Categorização e Comunicação. Como resultados, obtivemos duas categorias: 1) Discussão de conceitos de Física Clássica e Física Moderna na EJA; e 2) Aspectos Sociocultural e Escolar no ensino de Física na EJA. Assim, como súmula da pesquisa inferimos que na grande maioria dos núcleos de sentido podemos observar que quando os fenômenos são trabalhados de forma dinâmica e que envolvam o mundo vivido dos estudantes e que com diferentes metodologias de ensino o professor consegue chamar a atenção deles, trazendo-os para as aulas, mais prestativos e dispostos a querer aprender.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2018-12-20T15:36:34Z No. of bitstreams: 1 MENDES.pdf: 834620 bytes, checksum: 8718bf0d06da9db00cc907f0ac771d5f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-01-17T11:08:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MENDES.pdf: 834620 bytes, checksum: 8718bf0d06da9db00cc907f0ac771d5f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-17T11:08:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MENDES.pdf: 834620 bytes, checksum: 8718bf0d06da9db00cc907f0ac771d5f (MD5) Previous issue date: 2018-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos: os desafios e as potencialidades vivenciados por professores de físicapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MENDES.pdf815,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.