Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2259
Tipo: Monografia
Título: Empoderamento de agricultoras através da coleta e beneficiamento de frutos do cerrado no assentamento São Manoel, Anastácio - MS
Autor(es): Bissoli, Mayara Winie de Lima
Primeiro Orientador: Thies, Vanderlei Franck
Primeiro membro da banca: Thies, Vanderlei Franck
Segundo membro da banca: Silva, Patrícia Martins da
Terceiro membro da banca: Bourscheid, Cesar Alexandre
Resumo: Na sociedade onde vivemos a mulher sempre foi vista como incapaz de realizar certas atividades e de ocupar certas posições, que são consideradas de exclusividade masculina, ficando assim em posição de inferioridade ou subordinação. No meio rural essa condição é ainda mais acentuada. Uma das formas de enfrentamento a essa situação é através do empoderamento das mulheres, por meio de atividades produtivas. O objetivo desse estudo é investigar o empoderamento de mulheres agricultoras e a influência da autonomia econômica nesse processo. Para isso, foi realizado um estudo de caso junto a um grupo de trabalho coletivo, de agricultoras do Assentamento São Manoel (MS), onde foram realizadas entrevistas, análise documental e observação participante. Constataram-se diversos avanços no cotidiano dessas mulheres, envolvendo melhorias da autoestima e da autoconfiança, busca por novos conhecimentos e qualificação profissional, bem como mudanças nas relações familiares e comunitárias. Concluiu-se que há presença do empoderamento em cada uma delas, porém em níveis diferentes e que a autonomia econômica foi ferramenta essencial nesse processo, servindo de start para a mudança. Sendo está, uma experiência bem-sucedida, fica registrada como exemplo, podendo assim ajudar e/ou influenciar no desenvolvimento de outros grupos de mulheres do meio rural.
Abstract/Resumen: En la sociedad donde vivimos la mujer siempre fue vista como incapaz de realizar ciertas actividades y de ocupar ciertas posiciones, que son consideradas de exclusividad masculina, quedando así en posiciones de inferioridad o subordinación. En el medio rural esta condición es aún más acentuada. Como una de las herramientas de enfrentamiento a eso se encuentra el desarrollo del empoderamiento en las mujeres a través de actividades productivas. El objetivo de este estudio es investigar el empoderamiento de mujeres agricultoras y la influencia de la autonomía económica en ese proceso. Para eso se realizo un estudio de caso de um grupo de trabajo colectivo de agricultoras em el Assentamiento São Manoel (MS) a traves de entrevistas, analisis documental y observación participante. Innumerables avances en el cotidiano de esas mujeres, mejoras de la autoestima y de la autoconfianza, buscando nuevos conocimientos y cualificación profesional, así como cambios en las relaciones familiares y comunitarias. Concluye que hay presencia del empoderamiento en cada una de ellas, pero en niveles diferentes y que la autonomía económica fue herramienta esencial en ese proceso sirviendo de start para el cambio. Siendo ésta una experiencia exitosa queda registrada como ejemplo, pudiendo así ayudar y / o influenciar en el desarrollo de otros grupos de mujeres del medio rural.
Palavras-chave: Assentamento rural
Trabalho rural
Trabalho feminino
Autonomia financeira
Empoderamento
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2259
Data do documento: 23-Nov-2018
Aparece nas coleções:Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BISSOLI.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.