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dc.creatorStefanello, Claridiane de Camargo-
dc.date.accessioned2017-06-05T12:03:43Z-
dc.date.available2017-06-02-
dc.date.available2017-06-05T12:03:43Z-
dc.date.issued2015-06-24-
dc.date.issued24/06/2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/225-
dc.description.abstractEl presente trabajo tiene el objetivo de diagnosticar la realidad escolar, a fin de identificar la representación del profesor de Lengua Portuguesa acerca de los “Parâmetros Curriculares Nacionais de 5ª a 8ª série”, de la Enseñanza Fundamental y la interferencia del documento en el trabajo del profesor con la enseñanza de géneros textuales. Para eso, hicimos utilización del cuadro teórico-metodológico y analítico del Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), pautado en los escritos de Bronckart (1999), Machado (2009) y Machado e Bronckart (2004, 2009). En lo que dice respecto a la metodología, fue analizado el contexto del trabajo de un profesor de LP, con el corpus constituido por una entrevista, seguida de transcripción. Dese modo, primeramente, fue realizada un análisis pre-textual, que comporta el contexto de producción de los textos, y, en seguida un análisis textual, con tres niveles interconectados: el organizacional, el enunciativo y el semántico. Los resultados apuntan para un rechazo a los PCNs, factor que posiblemente promueve un trabajo rayado en una perspectiva que demuestra no valorizar el lenguaje como forma de interacción social.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem o objetivo identificar a representação de um professor de Língua Portuguesa acerca dos Parâmetros Curriculares Nacionais de 5ª a 8ª série, do Ensino Fundamental e a interferência desse documento no trabalho do professor com o ensino de gêneros textuais. Para isso, fizemos uso do quadro teórico-metodológico e analítico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), pautado nos escritos de Bronckart (1999), Machado (2009) e Machado e Bronckart (2004, 2009). No que diz respeito à metodologia, foi analisado o contexto de trabalho de um professor de LP, com o corpus constituído por uma entrevista, seguida de transcrição. Desse modo, primeiramente, foi realizada uma análise pré-textual, que comporta o contexto de produção dos textos, e, em seguida, uma análise textual, abrangendo três níveis interligados: o organizacional, o enunciativo e o semântico. Os resultados apontam para uma rejeição aos PCNs, fator que possivelmente promove um trabalho pautado em uma perspectiva que demonstra não valorizar a linguagem como forma de interação social.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-06-02T22:28:01Z No. of bitstreams: 1 STEFANELLO.pdf: 898228 bytes, checksum: a7b3bf742b00df02c97e447fa5fd986b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-05T12:03:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 STEFANELLO.pdf: 898228 bytes, checksum: a7b3bf742b00df02c97e447fa5fd986b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-05T12:03:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 STEFANELLO.pdf: 898228 bytes, checksum: a7b3bf742b00df02c97e447fa5fd986b (MD5) Previous issue date: 2015-06-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largo-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectParâmetros curriculares nacionaispt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleRepresentações discursivas acerca dos parâmetros curriculares nacionais de língua portuguesa: a (não) interferência no trabalho docente com o ensino de gêneros textuaispt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
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