Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/225
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Stefanello, Claridiane de Camargo | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-05T12:03:43Z | - |
dc.date.available | 2017-06-02 | - |
dc.date.available | 2017-06-05T12:03:43Z | - |
dc.date.issued | 2015-06-24 | - |
dc.date.issued | 24/06/2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/225 | - |
dc.description.abstract | El presente trabajo tiene el objetivo de diagnosticar la realidad escolar, a fin de identificar la representación del profesor de Lengua Portuguesa acerca de los “Parâmetros Curriculares Nacionais de 5ª a 8ª série”, de la Enseñanza Fundamental y la interferencia del documento en el trabajo del profesor con la enseñanza de géneros textuales. Para eso, hicimos utilización del cuadro teórico-metodológico y analítico del Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), pautado en los escritos de Bronckart (1999), Machado (2009) y Machado e Bronckart (2004, 2009). En lo que dice respecto a la metodología, fue analizado el contexto del trabajo de un profesor de LP, con el corpus constituido por una entrevista, seguida de transcripción. Dese modo, primeramente, fue realizada un análisis pre-textual, que comporta el contexto de producción de los textos, y, en seguida un análisis textual, con tres niveles interconectados: el organizacional, el enunciativo y el semántico. Los resultados apuntan para un rechazo a los PCNs, factor que posiblemente promueve un trabajo rayado en una perspectiva que demuestra no valorizar el lenguaje como forma de interacción social. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem o objetivo identificar a representação de um professor de Língua Portuguesa acerca dos Parâmetros Curriculares Nacionais de 5ª a 8ª série, do Ensino Fundamental e a interferência desse documento no trabalho do professor com o ensino de gêneros textuais. Para isso, fizemos uso do quadro teórico-metodológico e analítico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), pautado nos escritos de Bronckart (1999), Machado (2009) e Machado e Bronckart (2004, 2009). No que diz respeito à metodologia, foi analisado o contexto de trabalho de um professor de LP, com o corpus constituído por uma entrevista, seguida de transcrição. Desse modo, primeiramente, foi realizada uma análise pré-textual, que comporta o contexto de produção dos textos, e, em seguida, uma análise textual, abrangendo três níveis interligados: o organizacional, o enunciativo e o semântico. Os resultados apontam para uma rejeição aos PCNs, fator que possivelmente promove um trabalho pautado em uma perspectiva que demonstra não valorizar a linguagem como forma de interação social. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-06-02T22:28:01Z No. of bitstreams: 1 STEFANELLO.pdf: 898228 bytes, checksum: a7b3bf742b00df02c97e447fa5fd986b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-05T12:03:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 STEFANELLO.pdf: 898228 bytes, checksum: a7b3bf742b00df02c97e447fa5fd986b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-06-05T12:03:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 STEFANELLO.pdf: 898228 bytes, checksum: a7b3bf742b00df02c97e447fa5fd986b (MD5) Previous issue date: 2015-06-24 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Cerro Largo | - |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Parâmetros curriculares nacionais | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Representações discursivas acerca dos parâmetros curriculares nacionais de língua portuguesa: a (não) interferência no trabalho docente com o ensino de gêneros textuais | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
STEFANELLO.pdf | 877,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.