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Type: Artigo Cientifico
Title: Representações discursivas acerca dos parâmetros curriculares nacionais de língua portuguesa: a (não) interferência no trabalho docente com o ensino de gêneros textuais
Author: Stefanello, Claridiane de Camargo
Resume: O presente trabalho tem o objetivo identificar a representação de um professor de Língua Portuguesa acerca dos Parâmetros Curriculares Nacionais de 5ª a 8ª série, do Ensino Fundamental e a interferência desse documento no trabalho do professor com o ensino de gêneros textuais. Para isso, fizemos uso do quadro teórico-metodológico e analítico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), pautado nos escritos de Bronckart (1999), Machado (2009) e Machado e Bronckart (2004, 2009). No que diz respeito à metodologia, foi analisado o contexto de trabalho de um professor de LP, com o corpus constituído por uma entrevista, seguida de transcrição. Desse modo, primeiramente, foi realizada uma análise pré-textual, que comporta o contexto de produção dos textos, e, em seguida, uma análise textual, abrangendo três níveis interligados: o organizacional, o enunciativo e o semântico. Os resultados apontam para uma rejeição aos PCNs, fator que possivelmente promove um trabalho pautado em uma perspectiva que demonstra não valorizar a linguagem como forma de interação social.
Abstract: El presente trabajo tiene el objetivo de diagnosticar la realidad escolar, a fin de identificar la representación del profesor de Lengua Portuguesa acerca de los “Parâmetros Curriculares Nacionais de 5ª a 8ª série”, de la Enseñanza Fundamental y la interferencia del documento en el trabajo del profesor con la enseñanza de géneros textuales. Para eso, hicimos utilización del cuadro teórico-metodológico y analítico del Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), pautado en los escritos de Bronckart (1999), Machado (2009) y Machado e Bronckart (2004, 2009). En lo que dice respecto a la metodología, fue analizado el contexto del trabajo de un profesor de LP, con el corpus constituido por una entrevista, seguida de transcripción. Dese modo, primeramente, fue realizada un análisis pre-textual, que comporta el contexto de producción de los textos, y, en seguida un análisis textual, con tres niveles interconectados: el organizacional, el enunciativo y el semántico. Los resultados apuntan para un rechazo a los PCNs, factor que posiblemente promueve un trabajo rayado en una perspectiva que demuestra no valorizar el lenguaje como forma de interacción social.
Keywords: Parâmetros curriculares nacionais
Língua portuguesa
Gêneros textuais
Ensino
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/225
Issue Date: 24-Jun-2015
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