Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/229
Tipo: Monografia
Título: As mulheres nas obras de José de Alencar: considerações sobre o perfil de mulher do século XIX em Senhora e Lucíola
Autor(es): Kipper, Denise
Primeiro Orientador: Porto, Ana Claúdia
Primeiro membro da banca: Berned, Pablo Lemos
Segundo membro da banca: Silveira , Maurício Anchieta
Resumo: O seguinte trabalho pretende analisar os perfis de mulher presentes em duas obras de José de Alencar, Lucíola e Senhora. Essas obras retratam mulheres de contextos sociais diferentes: Lúcia, sendo prostituta, retrata a mulher como objeto de venda, enquanto que Aurélia, ao se tornar rica, retrata uma mulher que apresenta atitudes diferentes das esperadas pela sociedade da época, é independente e dominante, “compradora do seu próprio marido”. Assim, a partir da análise das personagens principais, Lúcia/Maria da Glória e Aurélia, busca- se refletir se seus perfis representam as mulheres que ocupavam a sociedade do século XIX.
Abstract/Resumen: El siguiente trabajo pretende analizar los perfiles de mujer presentes en dos obras de José de Alencar, Lucíola y Senhora. Estas obras representan mujeres de diferentes contextos sociales: Lúcia, al ser una prostituta, retrata la mujer como objeto de venta, mientras que Aurélia, a ser rica, retrata una mujer que presenta actitudes distintas de las esperadas por la sociedad de la época, es independiente y dominante, “compradora de su propio marido”. Por lo tanto, a partir del análisis de los personajes principales, Lúcia/Maria da Glória y Aurélia, buscase reflexionar si sus perfiles representan las mujeres que ocuparon la sociedad del siglo XIX.
Palavras-chave: Literatura brasileira
Análise literária
Romantismo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/229
Data do documento: 24-Jun-2015
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KIPPER.pdf579,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.