Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2310
Tipo: Monografia
Título: Sistematização de conhecimentos locais na produção de mudas de erva-mate: a experiência do campesinato Biturunense
Autor(es): Mendes, Jaqueline
Primeiro Orientador: Mello, Ulisses Pereira de
Primeiro membro da banca: Mello, Ulisses Pereira de
Segundo membro da banca: Moccellin, Renata
Terceiro membro da banca: Bourscheid, Cesar Alexandre
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo sistematizar os conhecimentos locais na produção de mudas de erva-mate, uma atividade desenvolvida pelos camponeses e camponesas do município de Bituruna-PR, bem como a caracterizar as Unidades de Produção Camponesas envolvidas na pesquisa. As informações foram levantadas a partir do método de estudo de campo, caracterizado inicialmente por uma fase de exploração do tema e seguido pela observação direta do grupo estudado, complementado com uma pesquisa semiestruturada, abordando aspectos qualitativos e quantitativos, com cinco famílias distintas residentes nas comunidades de Cascata, Reponte e São Vicente. Estas produzem mudas de erva-mate a mais de cinco anos e se apresentaram dispostas a participar do trabalho. Com isso, nota-se a importância econômica, social e cultural que a erva-mate representa às famílias, além de ficar explícito que os conhecimentos acerca da propagação da cultura não se diferem muito entre as UPC’s, o que é fortemente influenciado pelo convívio dessas famílias, ressaltando a importância da troca de conhecimentos entre os camponeses e camponesas e suas gerações. Essas técnicas de produção se apresentam como uma forma de autonomia e resistência frente ao novo modelo de agricultura propagado pós Revolução Verde e que tem marginalizando os agricultores mais pobres.
Abstract/Resumen: El presente trabajo tuvo como objetivo sistematizar los conocimientos locales en la producción de mudas de yerba mate una actividad desarrollada por los campesinos y campesinas del municipio de Bituruna-PR, así como a caracterizar las Unidades de Producción Campesinas involucradas en la investigación. Las informaciones fueron planteadas a partir del método de estudio de campo, caracterizado inicialmente por una fase de exploración del tema y seguida por la observación directa del grupo estudiado, complementado con una investigación semiestructurada, abordando aspectos cualitativos y cuantitativos, con cinco familias distintas residentes en las comunidades de Cascata, Reponte y San Vicente. Estas que producen mudas de yerba mate a más de cinco años y se presentaron dispuestas a participar del trabajo. Con ello, se nota la importancia económica, social y cultural que la yerba mate representa a las familias, además de quedar explícito que los conocimientos acerca de la propagación de la cultura no se diferencian mucho entre las UPC's, lo que es fuertemente influenciado por la convivencia de esas familias, resaltando la importancia del intercambio de conocimientos entre los campesinos y campesinas y sus generaciones. Estas técnicas de producción se presentan como una forma de autonomía y resistencia frente al nuevo modelo de agricultura propagado después de la Revolución Verde y que ha marginado a los más pobres.
Palavras-chave: Assentamento rural
Campesinato
Agricultura
Modernização da agricultura
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2310
Data do documento: 23-Nov-2018
Aparece nas coleções:Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MENDES.pdf3,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.