Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/231
Tipo: Monografia
Título: Formadores de professores de língua espanhola: dos saberes necessários à prática docente
Autor(es): Rambro, Geanine
Primeiro Orientador: Silva, Angelise Fagundes da
Primeiro membro da banca: Swiderski, Rosiane Moreira da Silva
Segundo membro da banca: Fontana, Marcus Vinicius Liessem
Resumo: O presente trabalho busca problematizar questionamentos em relação a alguns saberes necessários aos formadores de professores de Espanhol. Além disso, busca discutir sobre a influência das perspectivas e metodologias do formador em relação ao futuro profissional da educação. A fim de alcançar estes objetivos foi realizado um estudo de natureza bibliográfica, onde se busca compreender e debater sobre as contribuições de determinados autores em relação à formação e ao formador. Este estudo contribui para que os professores formadores tenham consciência de seu papel no processo de preparar os futuros professores para suas trajetórias profissionais em língua espanhola, bem como para que os acadêmicos possam observar a relação direta que há entre a trajetória acadêmico-profissional dos docentes formadores e o processo de ensinar e aprender a língua espanhola. Sendo assim, observou-se que a formação de professores de língua espanhola envolve múltiplos saberes. Nesse sentido, apontam-se alguns saberes necessários aos formadores de professores de língua espanhola. Em especial, o saber disciplinar, o saber curricular e os saberes experienciais. A formação de docentes, tanto formadores de professores, como aos futuros profissionais da educação, no sentido em que poderão perceber, por meio dos saberes necessários à prática docente elencados, de que forma poderão influenciar no processo de preparar os futuros professores para suas trajetórias profissionais em língua espanhola. Da mesma forma, que os acadêmicos possam observar a relação direta que há entre a trajetória acadêmico-profissional dos docentes formadores e o processo de ensinar e aprender a língua espanhola.
Abstract/Resumen: Este trabajo pretende discutir preguntas acerca de algunos saberes necesarios a los formadores de profesores de español. Además, el objetivo es discutir la influencia de las perspectivas y metodologías del formador en relación al futuro profesional de la educación. Para conseguir estos objetivos se realizó un estudio de naturaleza bibliográfica, donde se ha buscado comprender y discutir los aportes de algunos autores en relación a la formación y al formador. Este estudio contribuye para que los profesores formadores tengan consciencia de su papel en el proceso de preparación de futuros docentes para su trayectoria profesional en lengua española, así como los académicos puedan observar la relación directa entre la trayectoria académica y profesional de los formadores y el proceso de enseñanza y aprendizaje de la lengua española. Así, se observó que la formación de profesores de español consiste en múltiples saberes. En este sentido, apuntase algunos saberes necesarios a los formadores de profesores de lengua española. En particular, el saber disciplinar, el saber curricular y los saberes experienciales. La formación de profesores, tanto formadores de docentes, como los futuros profesionales de la educación, en el sentido de que puede entender, por medio de los saberes necesarios para la práctica de la enseñanza en la lista, cómo pueden influir en el proceso de preparación de futuros docentes para su trayectoria profesional en el idioma español. De la misma forma, los académicos pueden observar la relación directa entre la trayectoria académica y profesional de los formadores y el proceso de enseñanza y aprendizaje de la lengua española.
Palavras-chave: Formação de professores
Língua espanhola
Profissional da educação
Docência
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/231
Data do documento: 24-Jun-2015
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAMBO.pdf556,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.