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Tipo: Artigo Cientifico
Título: A construção da identidade feminina na propaganda Princess Machine
Autor(es): Bayer, Júlia Natana
Resumo: O presente artigo tem por finalidade analisar como ocorre a construção da identidade feminina na propaganda infantil “Brinquedos para futuras engenheiras”, da marca americana GoldieBlox, que causou polêmica e se popularizou instantaneamente na internet, com mais de 6 milhões de visualizações no site YouTube em apenas uma semana. A pesquisa foi desenvolvida com base em orientações metodológicas dos estudos bakthinianos, complementado pela abordagem de leitura centrada no paradigma indiciário, que consiste na formulação de hipóteses e um sentido provisório. A abordagem se sustenta na observação indícios, sinais ou pistas presentes no texto, como no caso, signos verbais e não verbais. A análise da propaganda de brinquedos para meninas conclui que o discurso é um elemento capaz de alterar a identidade e quebrar uma visão hegemônica e estereotipada de feminino formada a partir de discursos hegemônicos presentes na sociedade. O vídeo deixa claro que a identidade não é fixa, ela pode ser alterada conforme a construção de sentidos que o ouvinte/espectador formular a partir da propaganda, pois ela apresenta um discurso contra hegemônico, isto é, uma tentativa de atenuar e romper com o discurso hegemônico, o que predomina com mais frequência e sustenta a ideia de que meninas devem brincar de bonecas ou usufruir brinquedos considerados um incentivo ao trabalho doméstico.
Abstract/Resumen: This article aims to analyze how the construction of female identity occurs in children's advertising "Toys for future engineers", from the american brand GoldieBlox, which caused controversy and instantly became popular on the Internet with more than 6 million views on YouTube in just one week. The research was developed based on methodological guidelines of bakhtinian studies, complemented by a centric reading approach of evidentiary paradigm, which is the formulation of hypotheses and a indiciary paradigm. The approach is based on observing signs, signals or cues present in the text, as in this case, verbal and nonverbal signs. The analysis of the toy advertisement for girls concludes that the discourse is an element able to change the identity and break the hegemonic and stereotypical view of women formed from hegemonic discourses present in society. The video makes clear that identity is not fixed, it can be changed as the construction of meaning that the listener/viewer make from advertising because it presents a counterhegemonic discourse, that is, an attempt to alleviate and break the hegemonic discourse, which prevails more often and supports the idea that girls should play with dolls or use toys considered as incentive to domestic work.
Palavras-chave: Análise literária
Identidade feminina
Estudo bakithinianos
Discursos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/232
Data do documento: 24-Jan-2015
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