Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2323
Type: | Artigo Cientifico |
Title: | A poesia como estudo: uma leitura do poema “Estudos para uma bailadora andaluza” |
Author: | Oliveira, Ana Paula de |
First advisor: | Prigol, Valdir |
Resume: | Este artigo analisa o poema “Estudos para uma bailadora andaluza” de João Cabral de Melo Neto (2008) através da metáfora do estudo. Para tanto, em um primeiro momento, faz-se uma introdução acerca desse poema. Na sequência, realiza-se o estudo do poema, de maneira detalhada, considerando o caráter quase didático do processo de composição do poeta, inicialmente em relação à estrutura, estrofes, rimas, versos e ritmo, e depois, como utiliza a mesma complexidade e disciplina para a escolha das analogias e contraposições metafóricas, através da multiplicidade de imagens, que ora confirmam sua tese, ora são colocadas à prova de si mesma. A seguir fazse a investigação da historicidade deste estudo através das tentativas dos autores como Rainer Maria Rilke (1907), Federico Garcia Lorca (1921) e Giorges Didi-Huberman (2008), em estudar o flamenco e, por fim, a própria poesia como objeto de estudo e como um artificio de apreensão do objeto poético. A presente pesquisa, de caráter bibliográfico, tem como principal referencial teórico os autores Eucanãa Ferraz (2008), Paul Valéry (2007) e Giorgio Agamben (1999, 2008). PALAVRAS-CHAVE: Estudo; Poesia; Imagens; Multiplicidade; João Cabral de Melo Neto. |
Keywords: | Letras Literatura brasileira Poesia |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2323 |
Issue Date: | 2017 |
Appears in Collections: | Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
OLIVEIRA ARTIGO - Letras.pdf | 443.64 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.