Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2323| Type: | Artigo Cientifico |
| Title: | A poesia como estudo: uma leitura do poema “Estudos para uma bailadora andaluza” |
| Author: | Oliveira, Ana Paula de |
| First advisor: | Prigol, Valdir |
| Resume: | Este artigo analisa o poema “Estudos para uma bailadora andaluza” de João Cabral de Melo Neto (2008) através da metáfora do estudo. Para tanto, em um primeiro momento, faz-se uma introdução acerca desse poema. Na sequência, realiza-se o estudo do poema, de maneira detalhada, considerando o caráter quase didático do processo de composição do poeta, inicialmente em relação à estrutura, estrofes, rimas, versos e ritmo, e depois, como utiliza a mesma complexidade e disciplina para a escolha das analogias e contraposições metafóricas, através da multiplicidade de imagens, que ora confirmam sua tese, ora são colocadas à prova de si mesma. A seguir fazse a investigação da historicidade deste estudo através das tentativas dos autores como Rainer Maria Rilke (1907), Federico Garcia Lorca (1921) e Giorges Didi-Huberman (2008), em estudar o flamenco e, por fim, a própria poesia como objeto de estudo e como um artificio de apreensão do objeto poético. A presente pesquisa, de caráter bibliográfico, tem como principal referencial teórico os autores Eucanãa Ferraz (2008), Paul Valéry (2007) e Giorgio Agamben (1999, 2008). PALAVRAS-CHAVE: Estudo; Poesia; Imagens; Multiplicidade; João Cabral de Melo Neto. |
| Keywords: | Letras Literatura brasileira Poesia |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Acronym of the institution: | UFFS |
| College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
| Type of Access: | Acesso Aberto |
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2323 |
| Issue Date: | 2017 |
| Appears in Collections: | Letras |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| OLIVEIRA ARTIGO - Letras.pdf | 443.64 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.