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Tipo: Artigo Cientifico
Título: A poesia como estudo: uma leitura do poema “Estudos para uma bailadora andaluza”
Autor(es): Oliveira, Ana Paula de
Primeiro Orientador: Prigol, Valdir
Resumo: Este artigo analisa o poema “Estudos para uma bailadora andaluza” de João Cabral de Melo Neto (2008) através da metáfora do estudo. Para tanto, em um primeiro momento, faz-se uma introdução acerca desse poema. Na sequência, realiza-se o estudo do poema, de maneira detalhada, considerando o caráter quase didático do processo de composição do poeta, inicialmente em relação à estrutura, estrofes, rimas, versos e ritmo, e depois, como utiliza a mesma complexidade e disciplina para a escolha das analogias e contraposições metafóricas, através da multiplicidade de imagens, que ora confirmam sua tese, ora são colocadas à prova de si mesma. A seguir fazse a investigação da historicidade deste estudo através das tentativas dos autores como Rainer Maria Rilke (1907), Federico Garcia Lorca (1921) e Giorges Didi-Huberman (2008), em estudar o flamenco e, por fim, a própria poesia como objeto de estudo e como um artificio de apreensão do objeto poético. A presente pesquisa, de caráter bibliográfico, tem como principal referencial teórico os autores Eucanãa Ferraz (2008), Paul Valéry (2007) e Giorgio Agamben (1999, 2008). PALAVRAS-CHAVE: Estudo; Poesia; Imagens; Multiplicidade; João Cabral de Melo Neto.
Palavras-chave: Letras
Literatura brasileira
Poesia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2323
Data do documento: 2017
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