Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2331
Tipo: Monografia
Título: Feira da reforma agrária no município de Passos Maia-SC: alternativa de empoderamento para as mulheres camponesas
Autor(es): Isaton, Saruê Karina do Santo
Primeiro Orientador: Mello, Ulisses Pereira de
Primeiro coorientador: Chies, Jacir João
Primeiro membro da banca: Mello, Ulisses Pereira de
Segundo membro da banca: Chies, Jacir João
Terceiro membro da banca: Stumpf, Lizete
Resumo: A descoberta da agricultura pelas mulheres foi um fato histórico e de grande importância tanto para o meio rural, como também para o meio urbano. Porém, mesmo assim, as mulheres não têm recebido seu devido valor na sociedade ao longo dos tempos. Assim, visando refletir sobre essa situação, buscou-se desenvolver esse estudo cujo objetivo foi analisar a Feira da Reforma Agrária de Passos Maia SC, como espaço de empoderamento das mulheres camponesas. O trabalho foi desenvolvido no município de Passos Maia, região Oeste do Estado de Santa Catarina. A metodologia consistiu em um estudo de caso, com pesquisa em um âmbito exploratório, utilizando uma abordagem qualitativa. Foram entrevistadas quatro companheiras. Ainda foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dois consumidores da área urbana que frequentam a Feira da Reforma Agrária do município pra identificar a importância da feira nessa realidade. Com o estudo verificou-se que a feira é um espaço fundamental de empoderamento para as mulheres, pois, neste espaço elas conseguem se encontrar e conversar entre si, trocar ideias e mostrar o seu trabalho desenvolvido nos assentamentos. Observou-se ainda que a feira é um importante espaço para a divulgação do trabalho das mulheres dos assentamentos de reforma agrária, pois segundo as entrevistadas a feira é um espaço de mostrar a sociedade que a reforma agrária dá certo e que as mulheres são extremamente importante nesse contexto. Ao analisar a relação dos produtores e dos consumidores da Feira da Reforma Agrária como forma de aproximação do meio rural com o meio urbano, constatou-se que a relação e a troca de experiências entre produtores e consumidores foi algo marcante na construção do processo da feira desse município. O trabalho das mulheres na feira é exemplar e muito importante, porque, durante as vendas vai havendo diversas trocas de experiências que contribuem para a aprendizagem do povo urbano, e certamente para o empoderamento dessas companheiras.
Abstract/Resumen: El descubrimiento de la agricultura por las mujeres fue un hecho histórico y de gran importancia tanto para el medio rural, como para el medio urbano. Pero, sin embargo, las mujeres no han recibido su debido valor en la sociedad a lo largo de los tiempos. Así, para reflexionar sobre esa situación, se buscó desarrollar ese estudio cuyo objetivo fue analizar la Feria de la Reforma Agraria de Passos Maia SC, como espacio de empoderamiento de las mujeres campesinas. El trabajo fue desarrollado en el municipio de Passos Maia, región Oeste del Estado de Santa Catarina. La metodología consistió en un estudio de caso, con investigación en un ámbito exploratorio, utilizando un abordaje cualitativo. Se entrevistaron a cuatro compañeras. Se realizaron entrevistas semiestructuradas con dos consumidores del área urbana que frecuentan la Feria de la Reforma Agraria del municipio para identificar la importancia de la feria en esa realidad. Con el estudio se verificó que la feria es un espacio fundamental de empoderamiento para las mujeres, pues, en este espacio ellas pueden encontrarse y conversar entre sí, intercambiar ideas y mostrar su trabajo desarrollado en los asentamientos. Se observó además que la feria es un importante espacio para la divulgación del trabajo de las mujeres de los asentamientos de reforma agraria, pues según las entrevistadas la feria es un espacio de mostrar la sociedad que la reforma agraria funciona y que las mujeres son extremadamente importantes en ese contexto. Al analizar la relación de los productores y de los consumidores de la Feria de la Reforma Agraria como forma de aproximación del medio rural con el medio urbano, se constató que la relación y el intercambio de experiencias entre productores y consumidores fue algo marcante en la construcción del proceso de la feria de dicho municipio. El trabajo de las mujeres en la feria es ejemplar y muy importante, porque durante las ventas va habiendo diversos intercambios de experiencias que contribuyen sin dudas al aprendizaje del pueblo urbano y ciertamente para el empoderamiento de esas compañeras.
Palavras-chave: Assentamento rural
Agricultura
Campesinato
Trabalho feminino
Feiras
Mulheres
Empoderamento
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2331
Data do documento: 23-Nov-2018
Aparece nas coleções:Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISATON.pdf3,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.