Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/238
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Heimfarth, Tobias-
dc.contributor.advisor-co1Parisoto, Mara Fernanda-
dc.creatorMartins, Claudineia de Oliveira-
dc.date.accessioned2017-06-06T13:00:29Z-
dc.date.available2017-06-06T13:00:29Z-
dc.date.issued2016-12-16-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/238-
dc.description.resumoA literatura apresenta várias demandas que estão relacionadas ao Ensino de Física Moderna e Contemporânea, dentre elas, destacam-se o desenvolvimento e a avaliação de estratégias para o ensino de conceitos científicos atuais, a carência de profissionais habilitados ou em serviço e, a escassez de trabalhos que investigam tanto as concepções alternativas dos estudantes relativas a temas contemporâneos, quanto os que relatam propostas de ensino aplicadas em sala de aula. Com o intuito de contribuir para esse campo de estudo, este trabalho de pesquisa tem por objetivo investigar a evolução conceitual, procedimental e de aplicação dos estudantes submetidos a uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) adaptada de uma pesquisa de mestrado para ensinar conceitos da Teoria da Relatividade Especial utilizando simulações e o game a slower speed of light. Escolheu-se a área da Relatividade, pois na revisão da literatura em periódicos nacionais e internacionais foram encontrados apenas dez trabalhos que investigam os mecanismos envolvidos no processo de construção de conhecimentos em condições reais de sala de aula. A UEPS proposta por considerar, dentre outros motivos, os subsunçores presentes na estrutura cognitiva do indivíduo, fundamenta-se na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). Desta forma, foi aplicado um questionário pré-teste para identificar os conhecimentos prévios dos alunos. Tais resultados foram utilizados para construir a proposta e ensinar de acordo com eles. Como metodologia de pesquisa, foi utilizada a integração entre métodos qualitativos e quantitativos devido à possibilidade de aumento da profundidade e extensão dos resultados encontrados a partir do cruzamento das informações. O método qualitativo utilizado foi a análise do conteúdo e no quantitativo utilizou-se a estatística descritiva e inferencial. Na parte do desenvolvimento implementou-se a UEPS em 4 turmas da 3ª série do ensino médio (duas de controle e duas experimentais), escolheu-se este público porque neste estágio o nível de abstração costuma ser maior. Na parte inicial da pesquisa, identificou-se qualitativamente e quantitativamente que a maioria dos alunos possuem conhecimentos prévios sobre relatividade, no entanto, essas concepções apresentam erros epistemológicos e visões deformadas da ciência. Depois da implementação da proposta didática, a maioria dos alunos mostrou indícios de Aprendizagem Significativa, conceitual, procedimental e de aplicação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2017-06-05T19:45:49Z No. of bitstreams: 1 MARTINS.pdf: 2624732 bytes, checksum: e1cb812d9d3f936f91b3af5ff7e0af0e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-06T13:00:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MARTINS.pdf: 2624732 bytes, checksum: e1cb812d9d3f936f91b3af5ff7e0af0e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-06T13:00:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARTINS.pdf: 2624732 bytes, checksum: e1cb812d9d3f936f91b3af5ff7e0af0e (MD5) Previous issue date: 2016-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectUnidade de ensino potencialmente significativapt_BR
dc.subjectRelatividade especialpt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.titleAplicação e avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa desenvolvida para ensinar relatividade restrita no ensino médiopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARTINS.pdf2,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.