Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/238
Tipo: Monografia
Título: Aplicação e avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa desenvolvida para ensinar relatividade restrita no ensino médio
Autor(es): Martins, Claudineia de Oliveira
Primeiro Orientador: Heimfarth, Tobias
Primeiro coorientador: Parisoto, Mara Fernanda
Resumo: A literatura apresenta várias demandas que estão relacionadas ao Ensino de Física Moderna e Contemporânea, dentre elas, destacam-se o desenvolvimento e a avaliação de estratégias para o ensino de conceitos científicos atuais, a carência de profissionais habilitados ou em serviço e, a escassez de trabalhos que investigam tanto as concepções alternativas dos estudantes relativas a temas contemporâneos, quanto os que relatam propostas de ensino aplicadas em sala de aula. Com o intuito de contribuir para esse campo de estudo, este trabalho de pesquisa tem por objetivo investigar a evolução conceitual, procedimental e de aplicação dos estudantes submetidos a uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) adaptada de uma pesquisa de mestrado para ensinar conceitos da Teoria da Relatividade Especial utilizando simulações e o game a slower speed of light. Escolheu-se a área da Relatividade, pois na revisão da literatura em periódicos nacionais e internacionais foram encontrados apenas dez trabalhos que investigam os mecanismos envolvidos no processo de construção de conhecimentos em condições reais de sala de aula. A UEPS proposta por considerar, dentre outros motivos, os subsunçores presentes na estrutura cognitiva do indivíduo, fundamenta-se na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). Desta forma, foi aplicado um questionário pré-teste para identificar os conhecimentos prévios dos alunos. Tais resultados foram utilizados para construir a proposta e ensinar de acordo com eles. Como metodologia de pesquisa, foi utilizada a integração entre métodos qualitativos e quantitativos devido à possibilidade de aumento da profundidade e extensão dos resultados encontrados a partir do cruzamento das informações. O método qualitativo utilizado foi a análise do conteúdo e no quantitativo utilizou-se a estatística descritiva e inferencial. Na parte do desenvolvimento implementou-se a UEPS em 4 turmas da 3ª série do ensino médio (duas de controle e duas experimentais), escolheu-se este público porque neste estágio o nível de abstração costuma ser maior. Na parte inicial da pesquisa, identificou-se qualitativamente e quantitativamente que a maioria dos alunos possuem conhecimentos prévios sobre relatividade, no entanto, essas concepções apresentam erros epistemológicos e visões deformadas da ciência. Depois da implementação da proposta didática, a maioria dos alunos mostrou indícios de Aprendizagem Significativa, conceitual, procedimental e de aplicação.
Palavras-chave: Ensino de física
Unidade de ensino potencialmente significativa
Relatividade especial
Aprendizagem significativa
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/238
Data do documento: 16-Dez-2016
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARTINS.pdf2,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.