Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2398
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Johann, Magali Maria-
dc.contributor.referee1Johann, Magali Maria-
dc.contributor.referee2Bukowski, Chaiane-
dc.contributor.referee3Salvi, Luciana Rita Bellincanta-
dc.creatorKlimaszewski, Fernanda-
dc.date2018-12-12-
dc.date.accessioned2019-02-05T11:39:06Z-
dc.date.available2019-02-05T11:39:06Z-
dc.date.issued2019-02-01-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2398-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo abordar a Autonomia na Educação Infantil: Conceitos e Reflexões Pedagógicas. Neste sentido, o trabalho procura discutir e observar o conceito de autonomia nos documentos que norteiam a educação infantil, que são eles, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI)-1998, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI)-2009 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)-2017, como também em algumas práticas pedagógicas escolares desenvolvidas no estágio curricular supervisionado da Universidade Federal da Fronteira Sul. A metodologia utilizada para a elaboração da pesquisa foi bibliográfica, documental e análise de conteúdo do relatório de estágio curricular supervisionado, tendo como fonte livros, teses, artigos, documentos e normativas com a finalidade de evidenciar as contribuições teóricas e concepções acerca do tema pesquisado. Foram utilizados autores como Paulo Freire (1996), Miguel Zabalza (1998), Luciana Salvi (2018), Márcia Regina dos Santos Juliana de Alcântara Silveira Rubio (2014), Caroline Lobo Santos de Queiroz e Mary Silvia Miguel Falcão (2011). Com este estudo e análise realizada percebe-se que o conceito de autonomia é abordado em alguns documentos de forma subjetiva e em alguns momentos de forma explícita. No primeiro documento analisado, o RCNEI (1998), o conceito de autonomia é objetivo, define claramente o conceito e o relaciona com os demais conceitos e atividades a ser desenvolvidas no planejamento pedagógico. O mesmo não acontece nos demais documentos, DCNEI (2009) e BNCC (2017). Nesses, o conceito de autonomia é subjetivo ou pouco mencionado e compreende-se o mesmo como sendo atrelado ao cuidado da própria criança na hora da higiene, da alimentação, de vestir-se e da possibilidade de escolha da criança ao brincar e tomar decisões. Em relação à prática pedagógica escolar analisada no relatório de estágio curricular supervisionado, percebe-se que existem muitas possibilidades de as crianças, em seu cotidiano, construírem sua autonomia. Percebe-se que autonomia é um conceito que poderia estar sendo refletido e contemplado no planejamento e nas práticas do professor da educação infantil diariamente e pela pesquisa realizada percebe-se que se trata de um conceito marginalizado e carente de discussões. Aqui encerra-se uma parte da pesquisa e sugere-se a busca, a continuidade da pesquisa sobre a construção da autonomia em outras etapas da educação e em outros espaços não formais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-02-04T16:42:25Z No. of bitstreams: 1 KLIMASZEWSKI.pdf: 931307 bytes, checksum: 7c8884c6b425de4799b5084e57f0d2d1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-02-05T11:39:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KLIMASZEWSKI.pdf: 931307 bytes, checksum: 7c8884c6b425de4799b5084e57f0d2d1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-05T11:39:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KLIMASZEWSKI.pdf: 931307 bytes, checksum: 7c8884c6b425de4799b5084e57f0d2d1 (MD5) Previous issue date: 2019-02-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleAutonomia na Educação Infantil: conceitos e reflexões pedagógicaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KLIMASZEWSKI.pdf909,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.