Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2413
Tipo: Dissertação
Título: A trajetória de estudantes adultos na educação profissional de nível médio: compreendendo diferentes dimensões de uma mesma realidade
Autor(es): Mores, Daniela Fátima Mariani
Primeiro Orientador: Gritti, Isabel Rosa
Primeiro membro da banca: Gritti, Isabel Rosa
Segundo membro da banca: Silva, Emerson Neves da
Terceiro membro da banca: Souza, José Edimar de
Resumo: Esta dissertação é o resultado da pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim, considerando a temática “Trajetória de estudantes adultos”. Para o desenvolvimento do trabalho, optou-se por uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com procedimentos técnicos embasados na metodologia da pesquisa participante. Dados oficiais revelam o aumento da escolarização dos brasileiros, entre eles os adultos, os quais têm retornado aos bancos escolares, inclusive na educação profissional de nível médio, possivelmente porque a educação tem sido entendida como um caminho para a ascensão pessoal e profissional, diante de um cenário de avanços tecnológicos e de difusão do conhecimento. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Erechim, o retorno dos estudantes adultos também é observado, o que motivou a pesquisa sobre esse contingente de estudantes, uma vez que eles precisam ser acolhidos em suas particularidades e atendidos em suas necessidades. Assim, a pesquisa teve como objetivo compreender como se constitui a trajetória do estudante adulto que ingressa no curso técnico subsequente ao ensino médio, após longo período afastado de uma instituição formal de ensino, contribuindo para o aperfeiçoamento das ações da instituição pesquisada. Entre os resultados da pesquisa, destaca-se que foi possível estabelecer o perfil do estudante adulto; definir, com base nas características observadas, que as suas trajetórias podem ser regulares, irregulares ou interrompidas; sugerir propostas para qualificar ainda mais as ações da instituição, especialmente aquelas voltadas ao processo de ensino e aprendizagem.
Abstract/Resumen: This master thesis is the result of the research done in the Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE), from the Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim Campus, considering the thematic “Trajectory of adult students”. For the development of the thesis, we chose a qualitative approach, of an applied nature, with technical procedures based on the methodology of the participant research. Official data reveal the increase of Brazilians’ schooling, amongst them the adults, who have returned to school benches, including professional education on high school level, possibly because the education has been understood as a way to personal and professional ascension, faced with a scenario of technological advances and the diffusion of knowledge. At Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Erechim Campus, the return of the adult students is also observed, which motivated the research about this contingent of students, since they need to be welcomed in their particularities and their needs to be attended. Thus, the research aimed to understand how the adult student trajectory that enters the technical course after high school, after a long period away from a formal institution of teaching, contributing to the improvement of the actions of the researched institution. Amongst the research results, it is possible to establish the profile of the adult student; define, based on the observed characteristics, that their trajectories could be regular, irregular or interrupted; suggest proposals to further qualify the institution's actions, especially those focused on the teaching and learning process.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Escolarização
Ensino profissional e técnico
Políticas públicas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2413
Data do documento: 4-Out-2018
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MORES.pdf2,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.