Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2419
Type: Monografia
Title: O estágio supervisionado para formação de professores: reflexões sobre essa experiência
Author: Talgatti, Fernanda
Wolski, Jocineia Cristina
First advisor: Silva, Ariane Franco Lopes da
Resume: Este trabalho analisa a experiência do estágio supervisionado de um grupo de acadêmicas de pedagogia, da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó. O objetivo dessa pesquisa foi conhecer o que as alunas da pedagogia pensam sobre a experiência do estágio curricular supervisionado em escolas públicas, e que expectativas e necessidades possuem com relação à observação, ao planejamento e à regência. Analisou-se os relatórios de estágio de cinco duplas de alunas, com o foco nas suas considerações finais. Procedeu-se a uma análise documental das considerações finais baseada na análise de conteúdo de Bardin (1977). Observou-se que, de uma maneira geral, as alunas valorizam a experiência do estágio e o percebem como um momento importante da formação. Nas suas reflexões sobre a observação de sala de aula foram enfatizadas descrições de uma realidade escolar ideal, com alunos atentos, motivados e colaboradores. Com relação ao planejamento, foi possível observar a importância dos planos das professoras de sala para os próprios planejamentos das alunas. Por fim, no que concerne a regência, foi possível perceber que essa fase ainda é considerada um desafio para as professoras em formação. O estudo propõe que se trabalhe melhor as observações de sala de aula e os seus registros com as alunas nos cursos de graduação. Elas devem indicar a complexidade das realidades escolares, apontando também os conflitos próprios das relações humanas, especialmente aqueles mais comuns das interações humanas em ambientes de aprendizagem. Uma observação mais aprofundada e a sua redação mais cuidadosa devem propiciar um entendimento ainda mais rico da escola, e uma reflexão mais crítica sobre a formação docente e sobre a futura profissão de professor.
Abstract: This work analyses the experience of teacher internship of a group of students of the pedagogy course, from the Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó. The aim of this research is to understand what these undergraduates in pedagogy think about the experience of internship in local public schools and what expectations and needs they have in relation to observation, planning and regency of school classes. The reports of five couples of undergraduates were analysed, focusing on the final considerations. A documental analysis was carried out based on the content analysis (Bardin, 1977). In general, it was observed that the undergraduates value the experience and see it as an important time in teacher training. In their reflexion on the observation of classrooms, they emphasize descriptions of an ideal classroom with focused, motivated and collaborated students. In relation to the planning, it was possible to see the importance given to the planning of the school” teachers to the elaboration of their own planning. In what the regency is concerned, it was possible to see that it is still considered a challenge for the training teachers. The study proposes that the observation and the writing of the report could be better worked during university degree. They should indicate the complexity of school realities, pointing out the conflicts common to human relationships, especially those more common to human interactions in learning environment. A more detailed observation and a more the careful writing of the report should promote a better understanding and a more critical reflexion about teacher training and the future teaching job.
Keywords: Formação de professores
Desempenho do professor
Didática
Currículos e programas
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2419
Issue Date: 2017
Appears in Collections:TCC Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TALGATTI.pdf6.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.