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Tipo: Dissertação
Título: Políticas para formação de professores alfabetizadores: um estudo comparado entre o Brasil e a Argentina
Autor(es): Ferrari, Franciele Ximene Picolli
Primeiro Orientador: Cristofoli, Maria Silvia
Resumo: Este estudo busca analisar a configuração das políticas públicas educacionais de formação de professores alfabetizadores implementadas nos últimos tempos no Brasil e na Argentina e que possíveis contribuições elas trazem ao setor educacional público de cada país. O propósito dessa pesquisa é verificar como os cursos de formação de professores estão estruturados e organizados, analisando as matrizes curriculares, identificando os componentes neles existentes e qual é a relação destes com a alfabetização em universidades federais do Brasil e em universidades nacionais na Argentina, suas diferenças e semelhanças. Esta é uma pesquisa teórico-documental e o método de pesquisa, são os estudos comparados. Como ponto de partida observa-se como ocorreu o percurso histórico na Formação dos Professores alfabetizadores no Brasil e na Argentina e quais princípios curriculares são contemplados nas bases legais nacionais que orientam a formação deles nesses dois países. Investiga-se quais são os componentes curriculares presentes na graduação dos profissionais que atuam nessa área da Educação nos dois países, a fim de auxiliar na compreensão do estudo, possibilitando avanços na organização e formação dos professores alfabetizadores. Refletir-se-á sobre a importância das políticas públicas educacionais para a construção dessa formação inicial dos professores e os impactos que as mesmas oferecem para a melhoria da qualidade de ensino. Sabemos que a formação de professores é um tema de grande valia nas discussões acadêmicas, pois permite um aprofundamento e um olhar crítico sobre o desenvolvimento educacional. Os cursos de graduação que formam professores alfabetizadores no Brasil e na Argentina serão parte desta discussão. Por isso, foram utilizadas as matrizes curriculares para a análise comparativa das disciplinas, com foco na alfabetização como procedimento metodológico com suas peculiaridades. Ao findar este estudo, destaca-se que a Formação de Professores é um tema de ampla discussão em países da América Latina. Também constata-se que são necessárias Políticas Públicas que favoreçam o constante pensar pedagógico do professor. Por diferentes aspectos, é importante sempre levarmos em consideração as interrogativas dos profissionais da educação relativos aos saberes pedagógicos, pois a mudança que se espera do mundo perpassa o olhar deste professor, orientado sob políticas públicas adequadas à sua demanda. Ressaltamos que este estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGE e a linha de pesquisa a qual faz parte é Políticas Educacionais.
Abstract/Resumen: This study aims to analyze the configuration of the public educational policies for the training of literacy teachers recently implemented in Brazil and Argentina and what possible contributions they bring to the public education sector of each country. The purpose of this research is to verify how the teacher training courses are structured and organized, analyzing the curricular matrices, identifying the components in them and their relationship with literacy in Brazilian federal universities and in national universities in Argentina. differences and similarities. This is a theoreticaldocumentary research and the research method, are the comparative studies. As a starting point, we observe how the historical course in the Formation of literacy teachers in Brazil and Argentina occurred and what curricular principles are contemplated in the national legal bases that guide their formation in these two countries. It is investigated which are the curricular components present in the graduation of the professionals who work in this area of Education in both countries, in order to assist in the understanding of the study, making possible advances in the organization and training of literacy teachers. It will reflect on the importance of public educational policies for the construction of this initial formation of teachers and the impacts they offer to improve the quality of teaching. We know that teacher training is a valuable topic in academic discussions, since it allows a deepening and critical look at educational development. The undergraduate courses that train literacy teachers in Brazil and Argentina will be part of this discussion. Therefore, curricular matrices were used for the comparative analysis of the disciplines, focusing on literacy as a methodological procedure with its peculiarities. At the end of this study, the conclusions we are allowed to note are that teacher training is a topic of wide discussion in Latin American countries. It was also possible to verify that Public Policies are necessary that favor the teacher's constant pedagogical thinking. For different aspects, it is important to always take into consideration the questions of education professionals regarding pedagogical knowledge, because the change that is expected of the world permeates the view of this teacher, guided by public policies appropriate to their demand. We emphasize that this study is linked to the Postgraduate Program in Education - PPGE and the line of research which is part is Educational Policies.
Palavras-chave: Formação de professores
Currículo de ensino fundamental
Alfabetização
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2424
Data do documento: 2018
Nível: Mestrado
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