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Tipo: Artigo Cientifico
Título: Marcas da educação rural e desafios da educação do campo em Guatambu-SC
Autor(es): Schmitz, Claudia
Matte, Jediane
Primeiro Orientador: Simões, Willian
Resumo: Este trabalho evidencia pontos que constituíram o processo de nucleação das escolas rurais no município de Guatambu-SC, buscando refletir, também, acerca dos desdobramentos dessa ação sobre os munícipes e o fortalecimento da política de transporte escolar que veio sendo historicamente implantada com muita aderência em todo território brasileiro. A perspectiva metodológica de pesquisa adotada neste trabalho é a análise documental e bibliográfica, sustentada por meio de diálogos com/entre obras literárias que abordam temas como a educação do campo, a educação rural, metodologias pedagógicas de ensino com os sujeitos do campo, política de transporte escolar e o processo de nucleação. Além disso, buscamos destacar marcos históricos da Educação do Campo, a partir do diálogo com um antigo morador, objetivando levantar aspectos que marcaram um período da história do município. Dessa forma, tratamos das marcas da Educação Rural e as lutas pela sua superação, evidenciando que a nuclearização do atendimento escolar ocorreu em Guatambu-SC, inicialmente, por indução de uma política da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, fazendo emergir uma rede de transporte escolar. Por fim, apontamos a Educação do Campo como caminho possível para superação de efeitos negativos desse movimento.
Abstract/Resumen: This study evidences the process of rural school nucleation in the municipality of GuatambuSC, seeking also to reflect about the unfolding of the action on the citizens and the strengthening of the school transport policy that has been historically implanted with great adherence in all Brazilian territory. The methodological perspective of the research adopted is a documentary and bibliographical analysis, supported by dialogues with/among literary areas that approach subjects such as countryside education, rural education, pedagogical methodologies of teaching in the countryside, school transport policy and the nucleation process. In addition, the work also seeks to highlight important facts of countryside education, based on a dialogue with a former resident, aiming the development aspects that marked a period in the history of the municipality. Thus, the work is about the Rural Education marks and the struggling with it, evidencing that the nuclearization of school attendance occurred in Guatambu-SC, first, by a policy induced by the Education State Department of Santa Catarina, emerging a School transportation network. Finally, Countryside Education is pointed as a possible way to overcome thenegative sides of this movement.
Palavras-chave: Escola rural
Educação agrícola
Transportes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2437
Data do documento: 2018
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