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Type: Monografia
Title: As concepções sobre a educação ambiental no contexto do ensino de biologia brasileiro
Author: Alarcon, Andressa Mayumi Yamashiro
First advisor: Boelter, Ruben Alexandre
metadata.dc.contributor.referee1: Oleques, Luciane Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Uhmann, Rosangela Ines Matos
Resume: A Educação Ambiental (EA) compreende a estreita relação do ser humano nas questões social e ambiental. Desta forma, diante de várias concepções em EA o presente trabalho busca por meio de uma pesquisa qualitativa do tipo documental analisar os relatos de experiência publicados na Revista Evento Nacional do Ensino em Biologia, de 2007 a 2016. Categorizados e relacionadas em: Desenvolve plenamente o ativismo ambiental, onde as atividades de ação são participativas, reflexivas e significativas, desenvolve parcialmente o ativismo ambiental, em que há a intenção da reflexão e ação, porém o objetivo não é alcançado e pôr fim a ausência de ativismo ambiental, no qual as práticas educacionais são conservacionistas. Este Ativismo Ambiental voltado a ação de significação das relações ambientais e contextualizadas para um desenvolvimento participativo nas práticas em EA. Do total de 304 artigos encontrados, 87 fizeram parte da análise. Estes foram categorizados e apenas 17 apresentaram o desenvolvimento pleno de ativismo ambiental. Os dados permitem notar que apesar existe uma ausência significativa com relação a ação contextualizada nos relatos de experiência, porém apesar de poucas, há um movimento que caminha para o ativismo ambiental. Por fim, é necessário repensar em uma EA dinâmica coletiva, participativa e educacional, no qual somos todos protagonistas, para que assim façamos parte do meio como um todo.
Abstract: Environmental Education (EA) comprises the close relationship of the human being to social and environmental issues. Thus, in view of several conceptions in EA, the present work seeks, through a qualitative research of the documentary type, to analyze the experience reports of the National Event of Teaching in Biology, from 2007 to 2016. Categorized and related in: Fully develops environmental activism , where action activities are participatory, reflexive and meaningful, partially develops environmental activism, in which there is the intention of reflection and action, but the goal is not achieved and put an end to the absence of environmental activism, in which educational practices are conservationists. This Environmental Activism focused on the action of meaning of environmental relations and contextualized for a participatory development in the practices in EA. Of the total of 304 articles found, 87 are part of the analysis and only 19 showed the full development of environmental activism. The data allow us to note that although there is a significant absence in relation to the contextualized action in the reports of experience, however, despite a few, there is a movement towards environmental activism. Finally, it is necessary to rethink in a dynamic collective, participative and educational EA, in which we are all protagonists, so that we can become part of the core as a whole.
Keywords: Educação ambiental
Meio ambiente
Biologia
Análise de dados
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2440
Issue Date: 11-Dec-2018
Appears in Collections:TCC Ciências Biológicas

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