Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2442
Tipo: Monografia
Título: Sou (quero ser) pedagoga! Mas o que sei sobre “aquelas” crianças incluídas?
Autor(es): Silva, Jaqueline Pedroso da
Barro, Suélen Alessandra
Primeiro Orientador: Rodrigues, Jane Teresinha Donini
Resumo: O presente trabalho tem como tema central a formação inicial dos(as) futuros(as) pedagogos(as) do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFFS, e a inclusão de crianças com deficiência no ensino regular. Questionamentos e medos são as queixas dos acadêmicos dos cursos de licenciatura, pois consideram sua formação insuficiente para atuar em sala de aula com alunos com algum tipo de deficiência. A temática inclusão escolar de alunos com deficiência na rede regular de ensino tem sido foco de muitos estudos e recai sobre a formação profissional de futuros professores. A partir de uma pesquisa documental, apoiada em estudos teóricos da área de formação de professores e da inclusão escolar de estudantes com deficiência, este trabalho monográfico propõe lançar um olhar reflexivo sobre a própria formação no curso de Pedagogia da UFFS/ Campus Chapecó - SC com o objetivo de analisar o repertório teórico-metodológico e prático deste curso, buscando identificar se os saberes necessários à atuação docente em sala de aula de contextos educativos inclusivos são alcançados por meio da matriz curricular ofertada. Para tal, os estudos investigativos se debruçaram sobre o Projeto Pedagógico do Curso ( PPC), tomando-o como material empírico de modo a realizar a análise de cada Componente Curricular (CCR) e sua respectiva ementa, identificando os saberes centrais desenvolvidos e relacionando-os com as características dos saberes docentes elencados por estudiosos da área da formação docente – como Maurice Tardif (2011) – e das propostas pedagógicas na/para educação inclusiva, a partir dos estudos de Claudio Roberto Baptista (2015). Nossos estudos investigativos nos levam a crer que o curso de pedagogia possibilita sim muitos saberes teóricos que dão apoio aos anseios dos acadêmicos(as), e as ementas dos Componentes Curriculares, apesar de não trabalharem de forma direta a inclusão, dão subsídios suficientes para entender os processos de inclusão e os mecanismos de exclusão ao longo da história da educação, através da formação de uma consciência inclusiva. O foco da pesquisa, bem como os objetivos, apresentou respostas significativas e proveitosas diante de um problema que nos faz refletir cada vez mais.
Abstract/Resumen: The present work has as central theme the initial formation of the future pedagogues of the Course of Degree in Pedagogy of the UFFS, and, the inclusion of children with disabilities in regular education. Questions and fears are the complaints of undergraduate students, because they consider their training insufficient to act in the classroom with students with some type of disability. The thematic school inclusion of students with disabilities in the regular school system has been the focus of many studies and falls on the professional formation of future teachers. Based on a documentary research, supported by theoretical studies in the area of teacher training and the inclusion of schoolchildren with disabilities,this monographic work proposes to throw a reflective look on the own formation in the course of Pedagogy of the UFFS/Campus Chapecó-SC with the objective of analyzing the theoretical-methodological and practical repertoire of this course, seeking to identify if the necessary knowledge to the teaching performance in the classroom of inclusive educational contexts, are reached through the offered curricular matrix. To that end, the research studies focused on the Pedagogical Project of the Course (PPC), taking it as empirical material analyzing each Curricular Component (CCR) and its respective menu, identifying the central knowledge developed and relating them to the characteristics of the teaching knowledge listed by scholars in the area of teacher education as Maurice Tardif (2011) and pedagogical proposals in/for inclusive education, based on the studies of Claudio Roberto Baptista (2015). Our investigative studies lead us to believe that the pedagogy course does provide many theoretical knowledge that supports the academic yearnings and the Curricular Components contents, even though they do not directly work in the inclusion, provide enough support to understand the processes of inclusion and mechanisms of exclusion throughout the history of education, through the formation of an inclusive consciousness. The focus of the research as well as the objectives have had meaningful and fruitful answers to a problem that makes us reflect more and more.
Palavras-chave: Formação de professores
Educação escolar básica
Estudantes
Pessoas com deficiência
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2442
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA.pdf810,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.