Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2453
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gräff, Patrícia-
dc.creatorSilvestrin, Sabrine-
dc.creatorNabar, Sonara-
dc.date2018-
dc.date.accessioned2019-02-27T12:15:34Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2019-02-27T12:15:34Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2453-
dc.description.abstractThis research analyses the work presented at the National Association of Postgraduate and Research in Education — ANPED, between the years of 2005 to 2017. Seeks to characterize the scenario of bilingual education from researches presented at ANPEd, in the Working Groups (WG) 08 — Teacher Training and 15 — Special Education. It is a qualitative study, based on 10 academic articles read and analyzed in full. From the most outstanding themes. it characterizes two analytical categories: bilingualism and teacher training. The results point out that the organizational structure. the lack of human resources and specific training have made it impossible to materialize bilingual proposals for the education of deaf and listeners. They also indicate that the initial training and continuing training of teachers are insufficient to meet the particularities of the deaf. It concludes that bilingual education will only be possible. with consistent investments in the initial and continuing training of teachers.pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa analisa os trabalhos apresentados na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd, entre os anos de 2005 e 2017. Busca caracterizar o cenário da educação bilíngue a partir das pesquisas apresentadas na ANPEd, nos grupos de trabalho (GT) 08 - formação de professores e 15 - Educação Especial. Trata de um estudo qualitativo, baseado em 10 artigos acadêmicos lidos e analisados na íntegra. A partir dos temas que mais se destacaram, caracteriza duas categorias analíticas: bilinguismo e formação de professores. Os resultados apontam que a estrutura organizacional, a falta de recursos humanos e de formação específica têm inviabilizado a materialização de propostas bilíngues para a educação de surdos e ouvintes. Sinalizam, ainda, que a formação inicial e a formação continuada de professores se mostram insuficientes para atender as particularidades dos surdos. Conclui que a educação bilíngue somente será possível a partir de investimentos consistentes na formação inicial e continuada de professores.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@gmail.com) on 2019-02-11T15:20:09Z No. of bitstreams: 1 SILVESTRIN.pdf: 5593906 bytes, checksum: c77c2dc0c44b05b0bf422d224bde24a5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-02-27T12:15:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVESTRIN.pdf: 5593906 bytes, checksum: c77c2dc0c44b05b0bf422d224bde24a5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-27T12:15:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVESTRIN.pdf: 5593906 bytes, checksum: c77c2dc0c44b05b0bf422d224bde24a5 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.subjectFormação continuada do professorpt_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.titleBilinguismo e formação de professores em libras na ANPEDpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVESTRIN.pdf5,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.