Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2457
Type: Monografia
Title: As contribuições do facebook na determinação de estratégias de ensino de ciências encontradas nas Redes Sociais
Author: Hendges, Sandra Nair Rogoski
First advisor: Güllich, Roque Ismael da Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Hermel, Erica do Espirito Santo
metadata.dc.contributor.referee2: Leite, Fabiana de Andrade
Resume: Com o avanço da web 2.0, torna-se cada vez mais inevitável o uso das redes sociais nas escolas, portanto é preciso que professores atuem como mediadores do conhecimento e estes deverão estar preparados para utilizar as redes sociais em benefício do aprendizado dos alunos, ampliando também a interação em sala de aula. Frente a essa realidade da inserção das redes sociais na escola, é necessário ter à disposição computadores ou uma tecnologia móvel, como: celular, smartphone ou tablet, bem como acesso à web 2.0. Com isso, é preciso que os educadores tenham domínio sobre seus alunos e saibam produzir as aulas mediando e filtrando os conteúdos e as informações de modo a possibilitar um ensino de Ciências de qualidade. A pesquisa constou de uma revisão de literatura e constituição do estado da arte acerca da temática do Ensino de Ciências no Facebook, sendo desenvolvida através de busca ativa no Facebook, tendo como expressões/palavras-chave: Estratégias de Ensino; Inovação; Tecnologias Digitais de Ensino; Didática. Foram encontrados 15 trabalhos, que serão indicados nos quadros como sendo ECT, os 15 trabalhos foram classificados dentro de seis categorias: blogs, aplicativos, chat, youtube, plataforma, sites. Diante da complexidade de se inserir as redes sociais no ensino, esse estudo objetivou fazer coletas de links postados no Facebook, que tragam novas estratégias de ensino de Ciências e que possam ser utilizadas tanto pelos professores como alunos, com a intenção de ajudar ambos em sala de aula. A partir dos resultados obtidos, concordamos que o Facebook pode ser utilizado como uma ferramenta didática para o ensino de Ciências, pois traz novas estratégias de ensino para que alunos e professores utilizem em sala.
Abstract: With the advance of 2.0 web, it becomes more and more unavoidable the usage of virtual social networks in schools, therefore teachers need to act as knowledge mediators, and it is also required that they be prepared to utilize those virtual networks for the benefit of students learning, equally widening interaction in classroom. Confronting this reality of insertion of virtual social networks in schools, having access to computers or mobile technology is indispensable, such as: cell phones, smart phones or tablets, as well as access to 2.0 web. Thus, teachers must have domain on their students, knowing how to produce classes, mediating and filtrating content and information in order to enable a quality Science education. The research consisted on a literature review and develop of a state of art about the thematic Science Education on Facebook, being accomplished through the active search on Facebook, on which the expressions/keywords were utilized: Education Strategies; Innovation; Digital Technologies of Education; Didacticism. Fifteen studies were found, which will be indicated at the tables as ECT, the 15 studies were classified into six categories: blogs, apps, chat, youtube, platform, sites. In view of the complexity of inserting the virtual networks on education, the following study aimed to collect links on Facebook, that brings new Science education strategies and that can be utilized both by teachers as by students, intending to help them inside classrooms. As concluded from the results found, Facebook can be utilized as a didacticism tool in the Science education, once it brings new teaching strategies for students and teachers in classroom.
Keywords: Mídias sociais
Tecnologia
Meios de comunicação de massa
Conhecimento
Ensino
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2457
Issue Date: 10-Dec-2018
Appears in Collections:TCC Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HENDGES.pdf300,19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.