Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/245
Type: Monografia
Título : Currículo e Avaliação:um estudo dos pareceres descritivos de avaliação de aprendizagem de uma escola pública do município de Erechim
Otros títulos : Pareceres descritivos da avaliação da aprendizagem x conteúdos de ensino
Author: Balbinot, Daniela Paula
First advisor: Pagliarin, Lidiane Limana Puiati
metadata.dc.contributor.referee1: Pagliarin, Lidiane Limana Puiati
metadata.dc.contributor.referee2: Câmara, Cristiane
metadata.dc.contributor.referee3: Luz, Edite Ribeiro da
Resume: Este trabalho apresenta e discute os resultados de uma investigação sobre os pareceres descritivos da avaliação da aprendizagem nos dois primeiros anos do ensino fundamental de nove anos de uma escola pública do município de Erechim. A avaliação da aprendizagem ainda é pouco discutida dentro das escolas, mesmo sendo de suma importância para os estudantes e também para a instituição de ensino. A avaliação deverá contemplar todas as áreas do conhecimento, uma vez que, através dela é possível detectar dificuldades na aquisição de conhecimentos dos estudantes; além de ser uma forma de o professor rever se a metodologia utilizada foi capaz de cumprir com os objetivos que se pretende alcançar. Dentro de uma abordagem qualitativa, foram analisados vinte (20) pareceres, sendo cinco (5) de uma turma de primeiro ano, cinco (5) de outra turma de primeiro ano e dez (10) de uma turma de segundo ano. A partir deles, foi analisado se os três tipos de conteúdos: atitudinais, procedimentais e conceituais são considerados no momento do registro da avaliação, buscando encontrar elementos contidos nas descrições das professoras, bem como detectar possíveis faltas desses conhecimentos assimilados por parte dos estudantes. Os resultados mostram que os pareceres apresentam quase que exclusivamente conceitos comportamentais, ou seja, conteúdos atitudinais, principalmente nas duas turmas de primeiro ano. Através da análise dos pareceres constatou-se que os professores estão avaliando apenas duas áreas do conhecimento: Língua Portuguesa e Matemática. Levando em consideração a busca de uma avaliação de qualidade, foi detectada ainda a falta de uma sequência de ideias, repetições de frases e até mesmo pareceres iguais para vários estudantes. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de debates sobre avaliação na forma de pareceres nas escolas.
Resumen : This paper presents and discusses the results of an investigation on the descriptive feedback of learning assessment of the first two years of elementary school of nine years at a public school in the city of Erechim. The learning assessment is still little discussed within schools, even though it is of great importance to students and to the educational institution. The assessment should cover all areas of knowledge, since it helps detect difficulties in students´ knowledge acquisition; besides being a way for the teacher to review whether the methodology used was able to meet the objectives to be achieved. Within a qualitative approach, we analysed twenty (20) descriptive feedbacks: five (5) of a first-year class, five (5) from other first-year class and ten (10) from a second-year class. Then, we considered whether the three types of content: attitudinal, procedural and conceptual are taken into account at the time of assessment recording, seeking elements contained in the teachers´ descriptions and detecting possible failures in the knowledge learned by students. The results show that the descriptive feedbacks have almost exclusively behavioral concepts, namely attitudinal contents, especially in the two first-year classes. Through the descriptive feedback analysis we found out that teachers are mainly assessing two areas of knowledge: Portuguese and Mathematics. Considering the pursuit of quality assessment, we detected lack of a sequence of ideas, repetition of phrases and even the same descriptive feedback to many students. The results show the importance of debates on descriptive feedback of learning assessment in schools.
Palabras clave : Erechim (RS)
Ensino fundamental
Avaliação da aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/245
Fecha de publicación : 2-dic-2015
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BALBINOT.pdf615,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.