Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2460
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lanes, Erone Hemann-
dc.contributor.advisor-co1Graff, Patrícia-
dc.creatorJanoelo, Chaiane Zanini da Silva-
dc.creatorFin, Rosangela-
dc.date2018-
dc.date.accessioned2019-02-27T12:18:17Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2019-02-27T12:18:17Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2460-
dc.description.abstractThe problematization of methodology is one of the actives manners of teaching and learning, that seeks to overcome the traditional model of education through the protagonism of child, a fact that surrounds actual discussions of the educational scenario. The main point of this research consists in to investigate how the problematization of methodology presents itself into pieces of child literature from theorical foundation that shows three ways and contextualize short and historically the literature. The investigation source is made up by three childish literature Works, selected at the National Program of school library, of the year 2012. Theorical discussions are featured in Berbel studies (2012), Costa (2008), Lajolo e Zilberman (1988). The reaserch is qualitative, and has an exploratory caracter, utilizes the content analysis technique. The results substantiate presence of problematization methodology stages in literature Works, as well as the possibility of articulation between problematization and childish literature, providing an important pedagogical recourse to develop the child as a reader.pt_BR
dc.description.resumoA metodologia da problematização é uma das maneiras ativas de ensino e aprendizagem, que visa superar o modelo tradicional de educação por meio do protagonismo da criança, fator que permeia as atuais discussões do cenário educacional. O objetivo deste estudo consiste em investigar como a metodologia problematizadora se apresenta em obras de literatura infantil a partir do embasamento teórico que apresenta três vertentes e contextualiza breve e historicamente a literatura. A fonte de investigação é composta por três obras de literatura infantil, selecionadas no acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola, do ano de 2012. As discussões teóricas são pautadas nos estudos de Berbel (2012), Costa (2008), Lajolo e Zilberman (1988). A pesquisa tem cunho qualitativo, de caráter exploratório e utiliza a técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciam a presença das etapas da metodologia problematizadora nas obras literárias, bem como a possibilidade de articulação entre a metodologia da problematização e a literatura infantil, servindo como importante recurso pedagógico para a formação da criança como sujeito leitor.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@gmail.com) on 2019-02-11T16:36:58Z No. of bitstreams: 1 JANOELO.pdf: 307129 bytes, checksum: 8b7ce554d8ac874a34a728d111dff5d4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-02-27T12:18:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JANOELO.pdf: 307129 bytes, checksum: 8b7ce554d8ac874a34a728d111dff5d4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-27T12:18:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JANOELO.pdf: 307129 bytes, checksum: 8b7ce554d8ac874a34a728d111dff5d4 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.titleMetodologia da problematização: um olhar a partir da literatura infantilpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JANOELO.pdf299,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.