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Type: Artigo Cientifico
Title: A linguagem musical no currículo dos anos iniciais do ensino fundamental
Author: Ogliari, Suellyn
First advisor: Maraschin, Maria Lucia Marocco
Resume: Este artigo aborda o ensino da linguagem musical para os anos iniciais do Ensino Fundamental, amparado em um exercício analítico acerca da proposta curricular desta em uma rede pública municipal de ensino. É objetivo deste buscar no currículo da rede pública em estudo a presença/ausência da linguagem musical e os compromissos com o ensino da mesma, respondendo ao seguinte problema: Como a educação musical é experienciada no currículo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Metodologicamente, este estudo decorre de uma pesquisa documental com suporte bibliográfico. São interlocutores teóricos do tema, Penna (2008; 2013), Figueiredo (2005; 2010), Bellochio (2003), Bellochio, Weber e Souza (2017), Brito (2003), Bréscia (2003), França e Swanwick (2002), entre outros. Os documentos utilizados nesta análise, foram a legislação nacional relativa ao ensino da música, a legislação municipal e o currículo sistematizado e aprovado, no município em estudo, situado no oeste de Santa Catarina. Como resultado desta busca, destacamos a ínfima presença de discussões e estudos da linguagem musical, além da pouca presença da educação musical no currículo da rede analisada. Outro aspecto a ser destacado advém da ausência de professores habilitados e/ou com formação para atuação na área, além da ausência de compromissos formativos complementares em relação ao objeto de estudo. Estes são alguns dos indicadores que justificam a necessidade de sensibilização para a formação docente ante a linguagem ensejada, de modo que possamos, no repertório lúdico-musical das crianças, encontrar o material coerente para um verdadeiro trabalho de educação musical a ser assumido formalmente pela escola.
Abstract: This article approaches the teaching of the musical language for the initial years of Elementary School, supported in an analytical exercise about the curricular proposal of this one in a municipal public system of education. It is the purpose of this study to seek the presence/absence of the musical language and its teaching commitments in the curriculum of the public organization under study, answering the following problem: How is music education experienced in the curriculum of the Early Years of Elementary School? Methodologically, this study stems from a documentary research with bibliographic support. The theoretical interlocutors of the theme are Penna (2008, 2013), Figueiredo (2005, 2010), Bellochio (2003), Bellochio, Weber and Souza (2017), Brito (2003), Brescia, among others. The documents used in this analysis were the national legislation on music teaching, municipal legislation and the curriculum systematized and approved, in the city under study, located in the west of Santa Catarina. As a result of this search, we highlight the small presence of discussions and studies of the musical language, besides the little presence of musical education in the curriculum of the analyzed public system. Another aspect to be highlighted comes from the absence of qualified teachers and/or with training to work in the area, besides the absence of complementary training commitments in relation to the object of study. These are some of the indicators that justify the need to raise awareness of teacher education in the music language, so that in the children's musical-repertoire we can find the coherent material for a true musical education work to be formally assumed by the school.
Keywords: Ensino fundamental
Linguagem musical
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2462
Issue Date: 2018
Appears in Collections:TCC Pedagogia

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