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Tipo: Artigo Cientifico
Título: O uso das tecnologias da informação e comunicação como instrumentos de incentivo ao hábito da leitura
Autor(es): Klassmann, Daily Mayana
Silva, Patrícia Gomes da
Primeiro Orientador: Maltauro, Sandra Lúcia
Resumo: Este artigo objetiva analisar os principais recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) atualmente utilizados no incentivo ao hábito da leitura de estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O estudo parte da evolução histórica da leitura e da escrita, identificando as contribuições que as tecnologias digitais podem trazer no desenvolvimento do hábito da leitura, uma vez que estas já fazem parte do cotidiano dos estudantes. Para fins deste estudo, são levadas em consideração as contribuições teóricas de autores como Paulo Freire (2011), Vilson Leffa (1996), Michéle Petit (2008), José Armando Valente (1999), Pierre Lévy (1993) e os documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Portuguesa de 1997, a Proposta Curricular de Santa Catarina de 2014 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e explicativa. Este trabalho mostra que as TICs são uma realidade da sociedade hipermidiática e necessitam ser apresentadas e inseridas nas práticas pedagógicas, servindo como importantes ferramentas para incentivar o hábito da leitura dos estudantes de maneira significativa, interativa e colaborativa.
Abstract/Resumen: This article aims to analyze the main Information and Communication Technologies (ICTs) resources currently used to encourage students’ reading habit from the Initial Years of the Elementary Education. The study starts from the historical evolution of reading and writing, identifying the contributions that digital technologies can bring to the development of the reading habit, since these are already part of students' daily lives. For the purposes of this study, the theoretical contributions of authors such as Paulo Freire (2011), Vilson Leffa (1996), Michéle Petit (2008), José Armando Valente (1999) and Pierre Lévy (1993) are considered, as well as the official documents such as the National Common Curricular Base (NCCB) from 2017, the National Curricular Parameters (NCP) of Portuguese Language from 1997, the Curricular Proposal of Santa Catarina from 2014 and the Directives and Bases of National Education Law (LDB) from 1996. About the methodological aspects, it is a bibliographic and explanatory research. This work shows that ICTs are a reality of the hypermedia society and need to be presented and inserted in pedagogical practices, serving as important tools to encourage students' reading habits in a meaningful, interactive and collaborative way.
Palavras-chave: Tecnologia da informação e comunicação (TIC)
Formação de leitores
Ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2464
Data do documento: 2018
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