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Tipo: Monografia
Título: Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: uma análise de publicações na área da educação
Autor(es): Brack, Simone
Primeiro Orientador: Bittencourt, Zoraia Aguiar
Resumo: O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), mais especificamente das publicações sobre este tema divulgadas na Biblioteca Científica Eletrônica em Linha (SCIELO) nos períodos de 2012, 2013 e 2014. O questionamento que embasa a constante discussão pode ser assim constituído: O que vem sendo enfatizado nas publicações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no SCIELO no período de 2012, 2013 e 2014? Este estudojustifica-se pela intensa discussão que está sendo problematizada a partir da criação do PNAIC e também pelas contradições e dúvidas que são relativas ao mesmo. O texto busca traçar um levantamento das principais publicações, e suas ênfases, sobre o PNAIC, publicados no SCIELO. Para realização desse trabalho, foi desenvolvida pesquisa bibliométrica de caráter qualitativo/quantitativo, com a análise de 20 textos publicados no SCIELO. Como resultado pode ser considerado que, entre as publicações relativas ao tema, a ênfase maior pode ser sentida na explicação sobre o que é o PNAIC, como ele foi implantado e quais são os seus objetivos. Na sequência, estão as publicações que se referem à formação de professores através do programa e também aquelas que tratam das avaliações decorrentes do mesmo. O PNAIC aparece, predominantemente, como um acordo entre a União e os municípios para cumprir a meta de alcançar a média 6,0 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) até o ano de 2022. Compromisso esse estabelecido a partir do Decreto nº 6.094/2007 do Programa de Metas Compromisso Todos pela Educação. No que se refere à formação de professores predomina aescrita sobre a necessidade de uma formação continuada de qualidade e sobre as bolsas oferecidas gratuitamente aosdocentes. Destacam-se também a Prova Brasil e a avaliação em ciclos sem a reprovação nos primeiros anos do Ensino Fundamental.A sentença conclusiva mais repetida nos textos se refere à importância do PNAIC e a necessidade de maior adesão ao mesmo por parte dos municípios.Assim, o PNAIC pode ser percebido, a partir das publicações analisadas, como um programa que está em fase de implantação devendo ser estudado e analisado para redimir possíveis dúvidas em relação ao seu propósito e, principalmente, devem ser observadas com atenção a relação do mesmo com as ênfases destacadas nas publicações na área da educação.
Abstract/Resumen: The Course Completion Work (TCC) deals with the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC), more specifically the publications on this topic published in the Online Electronic Scientific Library (SCIELO) in the periods of 2012, 2013 and 2014. The questioning that The constant discussion can be constituted as follows: What has been emphasized in the publications about the National Pact for Literacy in the Right Age in SCIELO in the period of 2012, 2013 and 2014? This study is justified by the intense discussion that is being debated from the creation of the PNAIC and also by the contradictions and doubts that are related to it. The text seeks to draw up a survey of the main publications, and their emphases, on the PNAIC, published in SCIELO. For the accomplishment of this work, qualitative / quantitative bibliometric research was developed, with the analysis of 20 texts published in SCIELO. As a result, it can be considered that among the publications on the theme, the greater emphasis can be felt in the explanation of what the PNAIC is, how it was implemented and what its objectives are. Following are the publications that refer to the training of teachers through the program and also those that deal with the evaluations resulting from it. The PNAIC appears predominantly as an agreement between the Union and the municipalities to meet the goal of achieving the 6.0 average in the Basic Education Development Index (IDEB) until the year 2022. This commitment was established from Decree nº 6.094 / 2007 of the Program of Goals Commitment All for Education. As far as teacher training is concerned, the emphasis is on the need for quality continuing education and on scholarships offered free of charge to teachers. It is also worth noting the Prova Brasil and the evaluation in cycles without the reprobation in the first years of Elementary School.The most conclusive sentence in the texts refers to the importance of the PNAIC and the need for greater adherence to it by the municipalities. The PNAIC can be perceived, from the analyzed publications, as a program that is in the implantation phase and must be studied and analyzed to redeem possible doubts in relation to its purpose and, especially, it must be observed with attention the relation of the same with the Emphasized in publications in the area of ​​education.
Palavras-chave: Alfabetização
Publicações acadêmicas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/247
Data do documento: 15-Dez-2014
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