Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/248
Tipo: Monografia
Título: A contribuição da educação física para o desenvolvimento psicomotor na infância: uma leitura interdisciplinar
Autor(es): Kazmirczak, Ananda M.
Primeiro Orientador: Nicolay, Deniz Alcione
Resumo: A partir do desenvolvimento infantil, onde a criança aprende brincando, e através disso experimenta o mundo, descobrindo e conhecendo a si mesmo, onde o corpo é o eixo comum nessa fase na escola, é o porta-voz da criança, está presente dentro e fora da sala de aula, portanto deve ser utilizado como veículo de aprendizagem pelos educadores, inserindo a educação física com as demais disciplinas e explorando assim a interdisciplinaridade entre elas. A educação física caracteriza-se pelo movimento, e a psicomotricidade, segundo Soares (2006), deve ser trabalhada desde cedo com as crianças, trabalhando a mente e o corpo em conjunto, buscando dessa forma o raciocínio próprio da mesma. A infância é um período muito intenso de atividades: as fantasias e os movimentos corporais ocupam quase todo o tempo da criança. E assim, através de uma metodologia com embasamentos em pesquisas bibliográficas e sites que estavam relacionados, esta pesquisa tem como objetivo valorizar a disciplina Educação Física no âmbito escolar e mostrar como ela pode ser trabalhada para contribuir no desenvolvimento psicomotor das crianças da educação infantil e, como um sistema de ensino pode ajudar no desenvolvimento psicomotor das crianças em um aspecto interdisciplinar, caracterizando assim a importância da Educação Física na Educação infantil em uma visão interdisciplinar.
Abstract/Resumen: From child development, where children learn playing, and thereby experience the world, discovering and knowing yourself, where the body is the common axis that stage in school, is the spokesman of the child is present in and outside the classroom, so it should be used as a vehicle for learning by educators, entering physical education with other disciplines and thus exploiting interdisciplinarity between them. Physical education is characterized by movement, and motor skills, according to Soares (2006), should be worked early with the kids, working the mind and body together, thus seeking to own the same reasoning. Childhood is a period of very intense activity: the costumes and body movements occupy almost the entire time the child. And so, through a methodology with a grounding in literature searches and websites that were related, this research aims to enhance Physical Education in schools and show how it can be worked to contribute to the psychomotor development of children in early childhood education and as an education system can help in the psychomotor development of children in an interdisciplinary aspect, thus demonstrating the importance of Physical Education in Early Childhood Education in an interdisciplinary view.
Palavras-chave: Educação física
Educação infantil
Ensino e aprendizagem
Crianças
Psicomotricidade
Interdisciplinariedade
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/248
Data do documento: Mai-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Interdisciplinaridade e Práticas Pedagógicas na Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KAZMIRCZAK.pdf80,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.