Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2481
Tipo: Monografia
Título: Um panorama das pesquisas sobre as práticas de educação ambiental
Autor(es): Solano, Sarana Machado
Primeiro Orientador: Uhmann, Rosangela Ines Matos
Primeiro membro da banca: Ferrera, Tiago Silveira
Segundo membro da banca: München, Sinara
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como propósito apresentar a importância da Educação Ambiental (EA) no processo de desenvolvimento da cidadania a partir de uma análise documental na Revista de Ensino de Biologia (REnBio). Trazer a EA para a discussão é ter consciência da exigência pela responsabilidade e deveres relacionados à preservação e proteção do meio ambiente, mas também de direito comum a todo e qualquer cidadã. O que nos instigou a buscar mais informações sobre a EA nos ambientes educacionais, em especial das práticas de EA, visto a importante relação do homem com o meio ambiente. Para tanto, este estudo apresenta um quadro com as atividades de EA a partir da análise feita em dez artigos da REnBio, originando os títulos: “A EA como escolha na REnBio e o ensino de Biologia” e “O processo de desenvolvimento das atividades de EA na REnBio”, sendo que neste, com a apresentação das práticas de EA, percebemos a necessidade das mesmas serem efetivadas de forma contínua e integrada com a participação responsável de todos em contexto escolar.
Abstract/Resumen: The purpose of this paper is to present the importance of environmental education in the process of citizenship development based on a documentary analysis in the Journal of Biological Education (REnBio). Bring EA into the discussion is to be aware of the requirement for responsibility and duties related to the preservation and protection of the environment, but also of common law to every citizen. This has prompted us to seek more information about EE in educational settings, especially EA practices, given the important relationship between man and the environment. To do so, this study presents a framework with the activities of EE from the analysis made in ten articles of REnBio, giving rise to the titles: "AE as a choice in REnBio and the teaching of Biology" and "The process of development of activities of EA in REnBio ", and in this, with the presentation of EA practices, we perceive the need for them to be carried out in a continuous and integrated way with the responsible participation of all in a school context.
Palavras-chave: Educação ambiental
Ensino
Biologia
Análise de dados
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2481
Data do documento: 5-Dez-2017
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Solano.pdf919,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.