Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2481
Tipo: | Monografia |
Título: | Um panorama das pesquisas sobre as práticas de educação ambiental |
Autor(es): | Solano, Sarana Machado |
Primeiro Orientador: | Uhmann, Rosangela Ines Matos |
Primeiro membro da banca: | Ferrera, Tiago Silveira |
Segundo membro da banca: | München, Sinara |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como propósito apresentar a importância da Educação Ambiental (EA) no processo de desenvolvimento da cidadania a partir de uma análise documental na Revista de Ensino de Biologia (REnBio). Trazer a EA para a discussão é ter consciência da exigência pela responsabilidade e deveres relacionados à preservação e proteção do meio ambiente, mas também de direito comum a todo e qualquer cidadã. O que nos instigou a buscar mais informações sobre a EA nos ambientes educacionais, em especial das práticas de EA, visto a importante relação do homem com o meio ambiente. Para tanto, este estudo apresenta um quadro com as atividades de EA a partir da análise feita em dez artigos da REnBio, originando os títulos: “A EA como escolha na REnBio e o ensino de Biologia” e “O processo de desenvolvimento das atividades de EA na REnBio”, sendo que neste, com a apresentação das práticas de EA, percebemos a necessidade das mesmas serem efetivadas de forma contínua e integrada com a participação responsável de todos em contexto escolar. |
Abstract/Resumen: | The purpose of this paper is to present the importance of environmental education in the process of citizenship development based on a documentary analysis in the Journal of Biological Education (REnBio). Bring EA into the discussion is to be aware of the requirement for responsibility and duties related to the preservation and protection of the environment, but also of common law to every citizen. This has prompted us to seek more information about EE in educational settings, especially EA practices, given the important relationship between man and the environment. To do so, this study presents a framework with the activities of EE from the analysis made in ten articles of REnBio, giving rise to the titles: "AE as a choice in REnBio and the teaching of Biology" and "The process of development of activities of EA in REnBio ", and in this, with the presentation of EA practices, we perceive the need for them to be carried out in a continuous and integrated way with the responsible participation of all in a school context. |
Palavras-chave: | Educação ambiental Ensino Biologia Análise de dados |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Cerro Largo |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2481 |
Data do documento: | 5-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Solano.pdf | 919,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.