Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2483
Tipo: Monografia
Título: Enlaces entre as concepções de tecnologias digitais em educação e as teorias de aprendizagem e desenvolvimento humano
Autor(es): Bampi, Susiane Maria
Primeiro Orientador: Richit, Adriana
Resumo: Esse estudo tem como finalidade analisar as relações entre as correntes teóricas sobre aprendizagem e desenvolvimento humano e as concepções contemporâneas de tecnologias e produção de conhecimento, evidenciado as implicações dessas nos modos de aprender e produzir conhecimento em educação. As tecnologias intelectuais, por sua natureza, participam dos processos de produção de conhecimento e, por isso, em educação, potencializam a aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, na perspectiva da pesquisa qualitativa, focando a relação entre teorias da aprendizagem esboçadas em Vygotsky, Piaget, Skinner e concepções contemporâneas de tecnologias cunhadas por Lévy, Papert e Tikhomirov. A análise da relação entre teorias de aprendizagem e concepções de tecnologias contemporâneas focou nos princípios de cada teoria com ênfase nos conceitos de conhecimento, aprendizagem, o papel do estudante e o papel do professor. Dessas análises verifica-se que tanto as teorias de aprendizagem de Vygotsky, Piaget e Skinner estão em sinergia com as concepções de Lévy, Papert e Tikhomirov, pelo modo que ambas concebem a construção do conhecimento. Do mesmo modo, as teorias de Vygotsky e Piaget apresentam convergências com as concepções de Lévy, Papert e Tikhomirov, uma vez que diferencia-se a maneira de como o conhecimento é construído e disseminado a partir dos recursos cognitivos que são utilizados. Já a teoria de Skinner e a concepção do Instrucionismo, assemelham-se continuamente no processo de ensino e aprendizagem. Por fim, depreende-se que à medida que o professor estabelece relações entre as teorias de aprendizagem subjacentes as suas práticas e o modo como às tecnologias são concebidas nessas práticas, novas práticas são possibilitadas, por meio das quais pode-se contribuir significativamente para os processos de aprendizagem e desenvolvimento humano, uma vez que o estudante exerce um papel ativo na construção do conhecimento a partir de seu interesse num processo de interação do ser humano e das tecnologias digitais.
Abstract/Resumen: The present study aims to analyze the relationship between theoretical currents on learning, human development and contemporary conceptions of technology and the production of knowledge evidenced the implications of these ways of learning and producing knowledge in education. Intellectual technologies, by their nature, participate in the processes of knowledge production and, therefore, in education, leverage the learning and the development of the students. Therefore, it was performed a bibliographical search from the perspective of qualitative research, focusing on the relationship between theories of learning outlined in Vygotsky, Piaget, Skinner and contemporary conceptions of technologies coined by Lévy, Papert and Tikhomirov. The analysis of the relationship between learning theories and concepts of contemporary technologies focused on the principles of each theory with emphasis on the concepts of knowledge, learning, the role of the student and the teacher's role. Of these analyzes it appears that either the learning theories of Vygotsky, Piaget and Skinner are in synergy with the concepts of Lévy, Papert and Tikhomirov, by the way both understand the construction of knowledge. In the same way, the theories of Piaget and Vygotsky have convergence with the concepts of Lévy, Papert and Tikhomirov, since it differs from the way in which knowledge is constructed and disseminated from the cognitive resources that are used. Has already the Skinner's theory and the conception of Instructionism continuously resembles in the teaching and learning process. Finally, it appears that with the teacher establishes relationships between learning theories underlying their practices and how technologies are designed in such practices, new practices are made possible, through which it can contribute significantly to the process of learning and human development, since the student plays an active role in constructing knowledge from their interest in the process of interaction of human and digital technologies.
Palavras-chave: Aprendizagem
Conhecimento
Desenvolvimento humano
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2483
Data do documento: 10-Mai-2018
Aparece nas coleções:Especialização em Processos Pedagógicos na Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BAMPI.pdf530,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.