Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2491
Tipo: Monografia
Título: O pensamento de Jhoann Heinrich Pestalozzi e a educação integral contemporânea
Autor(es): Dall Agnol, Francieli
Primeiro Orientador: Silva, Roberto Rafael Dias da
Resumo: O presente estudo traz à luz do conhecimento as ideias fundamentais do principal pensador educacional iluminista, Johan Heinrich Pestalozzi. Metodologicamente, optou-se por um estudo histórico-crítico, buscando revisitar e contextualizar os principais aportes teóricos derivados do pensamento pestalozziano. Estes estão contextualizados dentro dos momentos históricos, filosóficos e sociais em que o pedagogo moderno viveu. Traz aspectos de sua experiência em Stans, onde lá, o pensador e educador pôs em prática os seus conceitos de se fazer educação. Estes tinham como fundamento e base principal o “Amor Pedagógico”, sendo este uma ferramenta de grande valia para que os sujeitos pudessem fazer emergir a essência divina contida neles. Outro aspecto básico do pensamento pestalozziano era introduzir as crianças na racionalidade econômica, e ao mesmo tempo, contribuir para que cada uma delas desenvolvesse sua personalidade de autonomia, bem como uma moralidade autônoma, em uma sociedade que apresentava as características de liberdade e responsabilidade. Desta forma evidenciava a Educação Integral do ser humano, o desenvolvimento de todas as faculdades que este tem possibilidade de aperfeiçoar. Por fim, traz as contribuições relevantes do pensamento deste importante pensador, para a Educação Integral que se faz presente hoje no Brasil, podendo-se afirmar que Pestalozzi foi à fonte principal dos conceitos que se apresentam, embora seu nome seja pouco citado.
Abstract/Resumen: This study brings to light the knowledge of the fundamental ideas of major educational Enlightenment thinker, Johan Heinrich Pestalozzi. Methodologically, was chosen a historical - critical study, seeking to revisit and contextualize the major derivatives Pestalozzian thought theoretical contributions. These are contextualized within historical, social and philosophical moments in the modern pedagogue lived. Brings aspects of their experience in Stans, where there the thinker and educator demonstrated his concepts of doing education. These were founded and mainly based on the "Love Teaching”, this being a tool of great value to the subject could bring out the divine essence contained therein. Another basic aspect of Pestalozzian thought was to introduce children in economic rationality, and at the same time, contribute to each one developed his personality autonomy, as well as an autonomous morality in a society that had the characteristics of freedom and responsibility. This way he evidenced the Integral Education of the human being, the development of all the powers that it has a chance to improve. Finally, bring the relevant contributions of this important thinker‟s thought, for Comprehensive Education that is present today in Brazil, we can state that Pestalozzi was the main source of the concepts that are presented, although his name is little mention.
Palavras-chave: Educação integral
Educação infantil
Crianças
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2491
Data do documento: 25-Abr-2018
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Integral

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DALL AGNOL.pdf477,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.