Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2541
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Luz, Mary Neiva Surdi da-
dc.creatorFontana, Camila Regina-
dc.date2017-
dc.date.accessioned2019-03-07T14:50:40Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2019-03-07T14:50:40Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2541-
dc.description.abstractEste trabajo trata de las formulaciones de ejercicios de producción textual en los libros didácticos de Lengua Portuguesa del 1º al 3º año de la enseñanza media y, a partir de eso, articulamos el objetivo de pensar la formación del alumno como sujeto-autor de textos. La metodología que compone este trabajo fue pensada de acuerdo con la delimitación del corpus a partir de tres Recortes Discursivos (RD’s) que fueron establecidos a través del análisis de todos los ejercicios de producción textual. Orlandi (2009) nos auxilió en la comprensión del juego de posiciones que el alumno participa a partir de determinada formulación e, ademais, concibe el sujeto, la lengua y el discurso de modo a mostrar las formulaciones de los ejercicios analizados, bien como nuestro gesto de interpretación acerca de ese juego en que el alumno puede tener una mayor o menor autonomía de escrita, aunque se considere el acto de ilusión que existe por de tras de una producción dicha autónoma. En el primero cuadro, presentamos aquellas formulaciones que fornecen una autonomía no verdadera de escrita; en el segundo, tenemos un camino bien direccionado e un juego de posiciones en que lo ya dicho y lo que se tiene a decir son delimitados por líneas tenues; y, por fin, presentamos en el último cuadro las formulaciones en que predomina una posición silenciada por un ya dicho, proferido en un pasado próximo, o sea, prevalece la retomada por medio de la paráfrasis. Delante de eso, entendemos que esa investigación nos auxilió en el entendimiento de cómo las formulaciones direccionan un modo de escrita, ora para una creación de un sujeto autor de texto, ora para un reproductor de ideas ya consagradas.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho versa acerca das formulações dos exercícios de produção textual nos livros didáticos de Língua Portuguesa do 1º ao 3º ano do Ensino Médio e, a partir disso, traçamos o objetivo de pensar a formação do aluno como um sujeito-autor de textos. A metodologia que compõe este trabalho se deu a partir da delimitação do corpus, por meio de três Recortes Discursivos (RD’s) que foram estabelecidos através da análise de todos os exercícios de produção textual. Orlandi (2009) nos auxiliou na compreensão do jogo de posições queo aluno participa a partir de determinada formulação e, além disso, concebe o sujeito, a língua e o discurso de modo a relacionar-se com nosso objeto pesquisado.Com isso, apresentamos nesse trabalho três quadros que objetivam mostrar as formulações dos exercícios analisados, bem como o nosso gesto de interpretação acerca desse jogo em que o aluno pode ter uma maior ou menor autonomia de escrita, mesmo considerando o ato ilusório que existe por trás de uma produção dita autônoma. No primeiro quadro, apresentamos aquelas formulações que fornecem uma autonomia ilusória de escrita, no segundo temos um caminho bem direcionado e um jogo de posições em que o já-dito e o que tem a se dizer são delimitados por linhas tênues. E, por fim, apresentamos no último quadro as formulações em que predomina uma posição silenciada por um já-dito, proferido em um passado recente, ou seja, prevalece a retomada por meio da paráfrase. Diante disso, entendemos que essa pesquisa nos auxiliou no entendimento de como as formulações direcionam um modo de escrita, ora para uma constituição de um sujeito-autor de textos, ora para um reprodutor de ideias já consagradas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@gmail.com) on 2019-03-01T12:03:42Z No. of bitstreams: 1 FONTANA.pdf: 720608 bytes, checksum: 51398976e0404d1567cddfba4cde1719 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-03-07T14:50:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FONTANA.pdf: 720608 bytes, checksum: 51398976e0404d1567cddfba4cde1719 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-07T14:50:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FONTANA.pdf: 720608 bytes, checksum: 51398976e0404d1567cddfba4cde1719 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEscrita (Linguística)pt_BR
dc.titleA produção escrita no livro didático de Língua Portuguesa: a formação do aluno como sujeito-autor de textospt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FONTANA.pdf703,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.