Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2543
Tipo: Artigo Cientifico
Título: O ato de criação em a hora da estrela de Clarice Lispector
Autor(es): Silvestrin, Eloisa de Mello
Primeiro Orientador: Prigol, Valdir
Resumo: O presente trabalho discute o ato de criação em A hora da estrela de Clarice Lispector (1977). Nosso objetivo principal é analisar a ideia do ato de criação em A hora da estrela, igualmente avaliar o deslizamento e aparições da imagem de criação da personagem Macabéa. Após isso, buscamos ler algumas obras vinculadas a historicidade da metáfora da criação, como a Bíblia Sagrada, utilizando um dos livros do Pentateuco o Gênesis; As aventuras de Pinóquio – história de uma marionete e “Las ruinas circulares” de Jorge Luís Borges, mostrando que há em cada uma delas o procedimento do ato de criação. Do mesmo modo, realizamos uma densa leitura utilizando como referencial teórico alguns autores que abordam em seus textos o ato de criação, como Gilles Deleuze e Giorgio Agamben. Através destas leituras buscamos aproximar os textos teóricos a obra principal, e outros textos da autora como Perto do coração selvagem e o conto “Amor”, para perceber como o ato de criação aparece. Consequentemente, relacionamos o ato de criar vinculado a um impulso que se dá através de um encontro com o outro utilizando como referencial teórico Por uma esquizofrenia produtiva de João Cezar de Castro Rocha e Naiane Rafagnin Rodrigues O desconforto da alteridade em a paixão segundo g.h. de Clarice Lispector.
Abstract/Resumen: El presente trabajo discute el acto de creación en A hora da estrela de Clarice Lispector (1997). Nuestro objetivo principal es analizar la idea del acto de creación en A hora da estrela, igualmente evaluar el deslizamiento y apariciones de la imagen de creación del personaje Macabéa. Luego, buscamos leer algunas obras vinculadas a historicidad de la metáfora de creación, como la Bíblia Sagrada, utilizando uno delos libros del Pentateuco el Gênesis; As aventuras de Pinóquio – história de uma marionete y “Las ruinas circulares” de Jorge Luís Borges, mostrando que hay en cada una de ellas el procedimiento del acto de creación. Del mismo modo, realizamos una densa lectura utilizando como referencial teórico algunos autores que abordan en sus textos el acto de creación, como Gilles Deleuze e Giorgio Agamben. A lo largo de estas lecturas buscamos aproximar los textos teóricos a la obra principal, y otros textos de la autora como Perto do coração selvagem y el cuento “Amor”, para percibir como el acto de creación aparece. Consecuentemente, relacionamos el acto de crear vinculado a un impulso que ocurre debido el encuentro con el otro utilizando como referencial teórico Por uma esquizofrenia produtiva de João Cezar de Castro Rocha y Naiane Rafagnin Rodrigues O desconforto da alteridade em a paixão segundo g.h. de Clarice Lispector.
Palavras-chave: Discurso
Figuras de linguagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2543
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVESTRIN.pdf350,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.