Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2545
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Rosemar Ayres dos-
dc.creatorSchwan, Guilherme-
dc.date2015-12-01-
dc.date.accessioned2019-03-07T14:55:39Z-
dc.date.available2019-02-14-
dc.date.available2019-03-07T14:55:39Z-
dc.date.issued2015-12-01-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2545-
dc.description.abstractWith the understanding that to understand a real problem or understand open situations involving Science-Technology, the purely scientific knowledge often worked in the classroom are not enough, in this perspective, we investigate: how are developed themes perspective Science-Technology-Society (STS) in Basic Education and what the difficulties faced by teachers in developing these? In order to identify and analyze possible difficulties and advances by teachers to develop work in the classroom on curricular perspective STS approach. This follows, methodologically, according Textual Analysis Discourse, in which the analysis is structured in three stages: unitarization, categorization and communication. Where the results will be presented in two categories: curricular perspectives developed in the classroom and curriculum structure in Basic Education. Demonstrating that the concern of teachers becomes not only methodological and yes, a curriculum reform.pt_BR
dc.description.resumoCom o entendimento de que, para compreender um problema real ou entender situações abertas que envolvam Ciência-Tecnologia, os conhecimentos puramente científicos, muitas vezes, trabalhados em sala de aula não são suficientes, nesta perspectiva, investigamos: de que forma são desenvolvidos temas de perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) na Educação Básica e quais as dificuldades enfrentadas por professores no desenvolvimento destes? Com o objetivo de Identificar e analisar possíveis dificuldades e avanços por parte dos professores em desenvolver trabalhos em sala de aula na perspectiva curricular do enfoque CTS. A qual segue, metodologicamente, de acordo com Análise Textual Discursiva, na qual a análise é estruturada em três etapas: unitarização, categorização e comunicação. Onde os resultados serão apresentados em duas categorias: Perspectivas curriculares desenvolvidas em sala de aula e estruturação curricular na Educação Básica. Demostrando que a preocupação de professores deixa de ser apenas metodológica e sim, de uma reforma curricular.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2019-02-14T17:48:18Z No. of bitstreams: 1 Schwan.pdf: 1270123 bytes, checksum: ad4913ae359807efacef97e3375a27b7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-03-07T14:55:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Schwan.pdf: 1270123 bytes, checksum: ad4913ae359807efacef97e3375a27b7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-07T14:55:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Schwan.pdf: 1270123 bytes, checksum: ad4913ae359807efacef97e3375a27b7 (MD5) Previous issue date: 2015-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleCurrículos com enfoque CTS e práticas educativas interdisciplinares: possibilidades e desafiospt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Schwan.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.