Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2545
Type: Artigo Cientifico
Título : Currículos com enfoque CTS e práticas educativas interdisciplinares: possibilidades e desafios
Author: Schwan, Guilherme
First advisor: Santos, Rosemar Ayres dos
Resume: Com o entendimento de que, para compreender um problema real ou entender situações abertas que envolvam Ciência-Tecnologia, os conhecimentos puramente científicos, muitas vezes, trabalhados em sala de aula não são suficientes, nesta perspectiva, investigamos: de que forma são desenvolvidos temas de perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) na Educação Básica e quais as dificuldades enfrentadas por professores no desenvolvimento destes? Com o objetivo de Identificar e analisar possíveis dificuldades e avanços por parte dos professores em desenvolver trabalhos em sala de aula na perspectiva curricular do enfoque CTS. A qual segue, metodologicamente, de acordo com Análise Textual Discursiva, na qual a análise é estruturada em três etapas: unitarização, categorização e comunicação. Onde os resultados serão apresentados em duas categorias: Perspectivas curriculares desenvolvidas em sala de aula e estruturação curricular na Educação Básica. Demostrando que a preocupação de professores deixa de ser apenas metodológica e sim, de uma reforma curricular.
Resumen : With the understanding that to understand a real problem or understand open situations involving Science-Technology, the purely scientific knowledge often worked in the classroom are not enough, in this perspective, we investigate: how are developed themes perspective Science-Technology-Society (STS) in Basic Education and what the difficulties faced by teachers in developing these? In order to identify and analyze possible difficulties and advances by teachers to develop work in the classroom on curricular perspective STS approach. This follows, methodologically, according Textual Analysis Discourse, in which the analysis is structured in three stages: unitarization, categorization and communication. Where the results will be presented in two categories: curricular perspectives developed in the classroom and curriculum structure in Basic Education. Demonstrating that the concern of teachers becomes not only methodological and yes, a curriculum reform.
Palabras clave : Currículo
Interdisciplinaridade
Educação
Ensino e aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2545
Fecha de publicación : 1-dic-2015
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Schwan.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.