Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2546
Tipo: Artigo Cientifico
Título: A educação ambiental na formação de professores de ciências e biologia
Autor(es): Souza, Aniele Poersch Schropfer de
Primeiro Orientador: Güllich, Roque Ismael da Costa
Resumo: Este artigo visa contribuir na discussão sobre a abordagem da Educação Ambiental (EA) na formação de professores de Ciências e Biologia. Foram analisados Trabalhos de Conclusão de Estágio (TCEs) dos Cursos da área de Ciências da Natureza (CN), bem como o Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas, visando investigar como se trabalha a EA na formação destes professores. Percebemos, através da análise, que a EA se apresenta de forma muito fragmentada, diferente do que preconizam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) sobre o uso da abordagem interdisciplinar na produção de conhecimentos. A EA já está sendo apresentada aos licenciandos na formação inicial, sendo mencionada em diversos TCEs tanto do Ensino Formal como Não-Formal, utilizando-se tanto de referências aos PCNs como da própria temática, na construção deste conhecimento.
Abstract/Resumen: This article intends to contribute in the discussion about the approach of Environmental Education (EE) in the formation of Sciences and Biology teachers. In this work, where analyzed Works of Internship´s Conclusion (WIC) at Courses in the area of Nature´s Sciences, as well as the Pedagogical Plan of the Biological Sciences Course, intending to investigate how does EE was developed in the formation of this teachers. According to the present analysis, EE appears in a very fragmented form, different from what the National Curriculum Parameters (NCP) advocates about the use of an interdisciplinary approach in the production of knowledge. The EE is being presented to the licensed in the initial formation, being mentioned in various WIC´s, both in Formal as in Non-Formal Education, referring both to the NCP as well as to its own themes, in the construction of knowledge.
Palavras-chave: Educação ambiental
Meio ambiente
Ensino
Biologia
Formação de professores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2546
Data do documento: 1-Dez-2015
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Souza.pdf463,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.