Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2564
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Perspectivas e desafios na reestruturação curricular do ensino médio do Rio Grande do Sul (2012/2015)
Autor(es): Delanogari, Franciele Noro
Primeiro Orientador: Leite, Fernanda de Andrade
Resumo: Um estudo acerca da reestruturação curricular do ensino médio no estado do Rio Grande do Sul iniciado em 2012 é o tema deste texto, o qual busca analisar as compreensões dos professores acerca do seu papel no processo de implantação e na realização da proposta. Trata de uma pesquisa de cunho qualitativo que teve como instrumento a realização de um questionário semiestruturado aos professores da rede estadual de ensino. Constatou-se desafios e possibilidades para a inserção de novas políticas curriculares nos sistemas de ensino, destacam-se o desenvolvimento da autonomia docente no processo, bem como o reconhecimento da importância de uma nova perspectiva de aprendizagem dos alunos a partir da pesquisa.
Abstract/Resumen: A study on the curricular restructuring of high school in Rio Grande do Sul state started in 2012 is the subject of this text, which aims to analyze the understanding of teachers about their role in the implementation process and the achievement of the proposal. It is a qualitative research that had as an instrument to carry out a semi-structured questionnaire to teachers of state schools. It was found challenges and possibilities for entering new curriculum policies in educational systems, we highlight the development of teacher autonomy in the process, as well as recognition of the importance of a new perspective on student learning from the research.
Palavras-chave: Políticas públicas
Ensino e aprendizagem
Ensino médio
Autonomia administrativa
Currículo de ensino médio
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2564
Data do documento: 1-Dez-2015
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Delanogari.pdf903,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.