Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2569
Type: Artigo Cientifico
Title: Inter-relação universidade e escola básica através de programas de iniciação científica: Pibic-EM e Picmel/Fapergs
Author: Dapper, Jaqueline Mayer
First advisor: Leite, Fabiane de Andrade
Resume: Este estudo apresenta reflexões acerca da inserção de estudantes da educação básica em programas de iniciação científica em instituições de ensino superior. É função das instituições de ensino superior contribuir com esse processo, viabilizando ações que promovam a pesquisa em sala de aula na educação básica e potencializam a importante relação universidade/escola. A intenção desse trabalho é avaliar as contribuições dos programas de iniciação científica para o estabelecimento de inter-relações entre universidade e escola básica, analisando as escritas dos diários de bordo de alunos vinculados a dois programas de iniciação científica da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo no ano de 2015. Com esse propósito, a pesquisa é realizada com alunos de escolas públicas do município de Cerro Largo/RS, os quais fazem parte do programa PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) - Ensino Médio e PICMEL/FAPERGS (Programa de Iniciação Em Ciências, Matemática, Engenharias, Tecnologias Criativas e Letras). Constatamos com essa pesquisa a importância da realização desses programas como meios de qualificar a relação entre universidade e escola básica, bem como de proporcionar o desenvolvimento pessoal, a inserção na vida acadêmica, a melhora na escola básica, a participação em eventos e a evolução na realização de trabalhos.
Abstract: This study presents reflections on the integration of students of basic education in undergraduate programs in higher education institutions. It is the role of higher education institutions contribute to this process, enabling actions to promote research in the classroom in basic education and enhance the important relationship university / school. The intent of this paper is to evaluate the contributions of undergraduate programs to establish interrelationships between university and elementary school by analyzing the writings of the board of students daily linked to two undergraduate programs of the Federal University of South Border - Campus Cerro Largo in 2015. For this purpose the research is carried out with students from public schools in the city of Cerro Largo / RS, which are part of PIBIC program (Scholarship Institutional Program for Scientific Initiation), high school and PICMEL / FAPERGS (Initiation Program of Science, Mathematics, Engineering, Creative Arts and Technologies). We present in this study the importance of holding such programs as a means to qualify the university and elementary school relationship, and the potential insertion of undergraduate work to promote awareness in students of basic education through research.
Keywords: Educação
Pesquisa
Ensino fundamental
Ensino e aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2569
Issue Date: 1-Dec-2019
Appears in Collections:Ciências Biológicas - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dapper.pdf607,82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.