Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2579
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Educação ambiental no ensino de ciências e biologia: análise da produção dos artigos publicados na revista eletrônica do mestrado em educação ambiental - REMEA (2004-2015)
Autor(es): Moura, Claudia
Primeiro Orientador: Bervian, Paula Vanessa
Resumo: A Educação Ambiental (EA) contribui para uma ação educativa na formação de cidadãos conscientes que possam tomar decisões coerentes referentes ao meio ambiente. Este estudo tem por objetivo investigar a EA no Ensino de Ciências (EC) e no Ensino de Biologia (EB) e identificar as diversas formas como a EA vem sendo trabalhada e abordada como estratégia de ensino através da análise da produção dos artigos publicados na Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (REMEA) no período de 2004 a 2015. Para a realização desse trabalho foi feito a seleção de 36 artigos dentre os 614, com a temática EA no EC e no EB. Iniciamos a pré-seleção dos artigos com a busca pelas palavras-chave (Educação Ambiental no Ensino de Ciência e no Ensino de Biologia) e leitura dos títulos e resumo de acordo com a temática, seguida da leitura dos artigos, análise e categorização dos mesmos na REMEA. Os artigos selecionados foram categorizados a partir dos níveis educacionais: Ensino Infantil (1:36), Ensino Fundamental (4:36), Ensino Médio (2:36), Educação de Jovens e Adultos (EJA) (6:36), Geral (2:36), Ensino Superior (13:36) e Formação Continuada de Professores (8:36). Acreditamos que a partir dos focos temáticos utilizados para a abordagem da EA, nos diferentes níveis educacionais possam ser desenvolvidos novos procedimentos metodológicos que possam estar mais presente nas escolas.
Abstract/Resumen: Environmental Education (EA) contributes to an educative action in the formation of conscious citizens who can make coherent decisions regarding the environment. The aim of this study is to investigate AE in Science Teaching (EC) and Biology Teaching (EB) and to identify the different ways in which EA has been developed and addressed as a teaching strategy through the analysis of the production of articles published in the Journal Electronic Master's in Environmental Education (REMEA) from 2004 to 2015. In order to carry out this work, 36 articles were selected from among 614, with the theme EA in EC and EB. We began to pre-select the articles with the search for the keywords (Environmental Education in Teaching Science and Teaching Biology) and reading the titles and abstract according to the theme, followed by reading the articles, analyzing and categorizing them in REMEA. The selected articles were categorized from the educational levels: Early Childhood Education (1:36), Elementary School (4:36), Secondary Education (2:36), Youth and Adult Education (6:36), General (2:36), Higher Education (13:36) and Continued Teacher Training (8:36). We believe that from the thematic focus used to approach the AE, at different educational levels, new methodological procedures can be developed that may be more present in schools.
Palavras-chave: Educação
Ensino
Educação ambiental
Biologia
Análise de dados
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2579
Data do documento: 1-Dez-2015
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Moura.pdf462,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.