Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2579
Type: Artigo Cientifico
Title: Educação ambiental no ensino de ciências e biologia: análise da produção dos artigos publicados na revista eletrônica do mestrado em educação ambiental - REMEA (2004-2015)
Author: Moura, Claudia
First advisor: Bervian, Paula Vanessa
Resume: A Educação Ambiental (EA) contribui para uma ação educativa na formação de cidadãos conscientes que possam tomar decisões coerentes referentes ao meio ambiente. Este estudo tem por objetivo investigar a EA no Ensino de Ciências (EC) e no Ensino de Biologia (EB) e identificar as diversas formas como a EA vem sendo trabalhada e abordada como estratégia de ensino através da análise da produção dos artigos publicados na Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (REMEA) no período de 2004 a 2015. Para a realização desse trabalho foi feito a seleção de 36 artigos dentre os 614, com a temática EA no EC e no EB. Iniciamos a pré-seleção dos artigos com a busca pelas palavras-chave (Educação Ambiental no Ensino de Ciência e no Ensino de Biologia) e leitura dos títulos e resumo de acordo com a temática, seguida da leitura dos artigos, análise e categorização dos mesmos na REMEA. Os artigos selecionados foram categorizados a partir dos níveis educacionais: Ensino Infantil (1:36), Ensino Fundamental (4:36), Ensino Médio (2:36), Educação de Jovens e Adultos (EJA) (6:36), Geral (2:36), Ensino Superior (13:36) e Formação Continuada de Professores (8:36). Acreditamos que a partir dos focos temáticos utilizados para a abordagem da EA, nos diferentes níveis educacionais possam ser desenvolvidos novos procedimentos metodológicos que possam estar mais presente nas escolas.
Abstract: Environmental Education (EA) contributes to an educative action in the formation of conscious citizens who can make coherent decisions regarding the environment. The aim of this study is to investigate AE in Science Teaching (EC) and Biology Teaching (EB) and to identify the different ways in which EA has been developed and addressed as a teaching strategy through the analysis of the production of articles published in the Journal Electronic Master's in Environmental Education (REMEA) from 2004 to 2015. In order to carry out this work, 36 articles were selected from among 614, with the theme EA in EC and EB. We began to pre-select the articles with the search for the keywords (Environmental Education in Teaching Science and Teaching Biology) and reading the titles and abstract according to the theme, followed by reading the articles, analyzing and categorizing them in REMEA. The selected articles were categorized from the educational levels: Early Childhood Education (1:36), Elementary School (4:36), Secondary Education (2:36), Youth and Adult Education (6:36), General (2:36), Higher Education (13:36) and Continued Teacher Training (8:36). We believe that from the thematic focus used to approach the AE, at different educational levels, new methodological procedures can be developed that may be more present in schools.
Keywords: Educação
Ensino
Educação ambiental
Biologia
Análise de dados
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2579
Issue Date: 1-Dec-2015
Appears in Collections:Ciências Biológicas - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Moura.pdf462,97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.