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Tipo: Monografia
Título: Fernando Favaretto e os métodos de ensino nas décadas de 1920-1940 em Chapecó-SC
Autor(es): Mossi, Lucimara Rubia
Primeiro Orientador: Moretto, Samira Peruchi
Resumo: A pesquisa tem como objetivo analisar o papel da escola em uma região de fronteira agrícola, na cidade de Chapecó-SC, a partir dos cadernos e anotações do professor Fernando Favaretto, no período de 1920-1940. A pesquisa pretende contribuir no conhecimento da trajetória desse professor que teve um papel importante na formação da sociedade chapecoense no período, pois o munícipio estava em seu desenvolvimento inicial. Favaretto foi um dos primeiros moradores e professor da cidade de Chapecó, contribuindo para o que viria a ser a instituição escolar no Oeste Catarinense. As fontes utilizadas são os documentos de ensino, anotações, livros, cadernos de alunos, o Método João de Deus e as listas de presenças. O Método João de Deus ou Cartilha Maternal, elaborada pelo poeta português João de Deus em 1876 propõe uma forma de ensinar a leitura totalmente diferente das já existentes em Portugal. Esse método estabelece novos procedimentos, novas atitudes, uma nova nomenclatura, enfim, um novo ponto de partida para o ensino da leitura que é a palavra e seu significado e não mais a letra e a sílaba em seus sons. Portanto é necessário fazer-se uma contextualização do ensino no Brasil nos primeiros anos de Colonização Portuguesa afim de compreender o porquê de métodos do Brasil Imperial permanecem após a Proclamação da República. Através desses documentos deixados pelo professor Fernando Favaretto, buscaremos respostas às questões relacionadas às suas práticas de ensino, além de identificar as dificuldades enfrentadas.
Abstract/Resumen: The research aims to analyze the role of the school in a region of agricultural frontier, in the city of Chapecó-SC, from the notebooks and notes of Professor Fernando Favaretto, in the period 1920-1940. The research aims to contribute to the knowledge of the trajectory of this teacher who played an important role in the formation of the Chapeco society in the period, since the municipality was in its initial development. Favaretto was one of the first residents and professor of the city of Chapecó, contributing to what would become the school institution in the Santa Catarina West. The sources used are teaching documents, notes, books, student notebooks, the João de Deus Method and attendance lists. The João de Deus Method or Maternal Primer, elaborated by the Portuguese poet João de Deus in 1876, proposes a way of teaching reading totally different from those already existing in Portugal. This method establishes new procedures, new attitudes, a new nomenclature, in short, a new starting point for the teaching of reading which is the word and its meaning and not the letter and syllable in its sounds. Therefore it is necessary to make a contextualization of teaching in Brazil in the early years of Portuguese Colonization in order to understand why methods of Imperial Brazil remain after the Proclamation of the Republic. Through these documents left by Professor Fernando Favaretto, we will seek answers to questions related to their teaching practices, as well as identify the difficulties faced.
Palavras-chave: Educação
Colonização
Literatura
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2583
Data do documento: 2018
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