Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2585
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Bittencourt, Zoraia Aguiar-
dc.contributor.referee1Bittencourt, Zoraia Aguiar-
dc.contributor.referee2Johann, Magali Maria-
dc.contributor.referee3Irgang, Silvania Regina Pellenz-
dc.creatorCardoso, Mariliane-
dc.date2018-12-14-
dc.date.accessioned2019-03-14T19:58:57Z-
dc.date.available2019-03-14T19:58:57Z-
dc.date.issued2019-02-14-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2585-
dc.description.resumoA sociedade vem exigindo que as pessoas não saibam apenas ler e escrever, mas compreendam e interpretem o que está sendo exposto pelo mundo. Neste sentido, as discussões relacionadas com alfabetização vêm ocupando lugar de destaque no cenário acadêmico, educacional e político brasileiro. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema História(s) de alfabetização no município de Erechim/RS. O objetivo do estudo é investigar como foram as experiências de alfabetização na vida de pessoas de diferentes gerações que residem no município de Erechim/RS. Além disso, procura investigar o processo histórico da alfabetização ao longo do tempo; analisar as histórias de alfabetização; ouvir as diferentes histórias de vida e descobrir se as experiências de alfabetização das pessoas foram marcantes. Este TCC tem como problemática investigar Como foram as experiências de alfabetização na vida de pessoas de diferentes gerações que residem no município de Erechim/RS? Quanto aos aspectos metodológicos, para escrever o TCC, primeiramente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em livros, artigos e teses disponíveis na internet. Ao pesquisar sobre como aconteceu o processo histórico de Alfabetização no Brasil, apareceram como principais autores: Cagliari (1998); Mortatti (2006, 2008, 2010, 2014) e Ferreiro (1996, 1999, 2004). No segundo momento, foi realizado um Estado de Conhecimento em um dos principais eventos de alfabetização (I e II CONBALF) para conhecer o que já havia sido publicado sobre o assunto. Por fim, foi colocada em ação uma pesquisa de campo com a entrega de questionários para estudantes de diferentes gerações que foram alfabetizados no município de Erechim/RS e para docentes alfabetizadores, sendo os mesmos respectivamente das décadas de 1970, 1980, 1990, 2000 e 2010. Os questionários foram analisados pelo viés de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010), sendo que esses continham cinco perguntas que incentivavam as pessoas a contarem como aconteceu o processo de alfabetização em suas vidas. A partir das respostas dos questionários, foram construídas três categorias de análise: i) práticas e métodos adotados pelos docentes; ii) pontos positivos e negativos do processo de alfabetização; iii) diferenças no processo de alfabetização entre os dias de hoje e antigamente. Os resultados da pesquisa permitiram refletir sobre as práticas de alfabetização que vêm acontecendo nas escolas de Erechim/RS. Pode-se descobrir que a maioria das pessoas não lembra de seu processo de alfabetização, mas, analisando as histórias de vida de cada participante, percebe-se, no geral, que esse período foi positivo. Foi possível conhecer também como eram as metodologias utilizadas pelos docentes, sendo a cartilha, as atividades de cópia, de repetição, de memorização as mais rotineiras. Por fim, é possível concluir que, com o passar dos anos, o processo de alfabetização vem sendo modificado, especialmente no modo de ver as crianças, mas ainda é possível encontrar muitas práticas tradicionais de alfabetização em nossas escolas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-02-18T13:27:23Z No. of bitstreams: 1 CARDOSO.pdf: 1293428 bytes, checksum: f35320f5f5744e78e30d9d60057c1efb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-03-14T19:58:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CARDOSO.pdf: 1293428 bytes, checksum: f35320f5f5744e78e30d9d60057c1efb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-14T19:58:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CARDOSO.pdf: 1293428 bytes, checksum: f35320f5f5744e78e30d9d60057c1efb (MD5) Previous issue date: 2019-02-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCompreensão da leiturapt_BR
dc.titleHistória(s) de alfabetização no município de Erechim/RSpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARDOSO.pdf1.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.