Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2585
Tipo: Monografia
Título: História(s) de alfabetização no município de Erechim/RS
Autor(es): Cardoso, Mariliane
Primeiro Orientador: Bittencourt, Zoraia Aguiar
Primeiro membro da banca: Bittencourt, Zoraia Aguiar
Segundo membro da banca: Johann, Magali Maria
Terceiro membro da banca: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Resumo: A sociedade vem exigindo que as pessoas não saibam apenas ler e escrever, mas compreendam e interpretem o que está sendo exposto pelo mundo. Neste sentido, as discussões relacionadas com alfabetização vêm ocupando lugar de destaque no cenário acadêmico, educacional e político brasileiro. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema História(s) de alfabetização no município de Erechim/RS. O objetivo do estudo é investigar como foram as experiências de alfabetização na vida de pessoas de diferentes gerações que residem no município de Erechim/RS. Além disso, procura investigar o processo histórico da alfabetização ao longo do tempo; analisar as histórias de alfabetização; ouvir as diferentes histórias de vida e descobrir se as experiências de alfabetização das pessoas foram marcantes. Este TCC tem como problemática investigar Como foram as experiências de alfabetização na vida de pessoas de diferentes gerações que residem no município de Erechim/RS? Quanto aos aspectos metodológicos, para escrever o TCC, primeiramente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em livros, artigos e teses disponíveis na internet. Ao pesquisar sobre como aconteceu o processo histórico de Alfabetização no Brasil, apareceram como principais autores: Cagliari (1998); Mortatti (2006, 2008, 2010, 2014) e Ferreiro (1996, 1999, 2004). No segundo momento, foi realizado um Estado de Conhecimento em um dos principais eventos de alfabetização (I e II CONBALF) para conhecer o que já havia sido publicado sobre o assunto. Por fim, foi colocada em ação uma pesquisa de campo com a entrega de questionários para estudantes de diferentes gerações que foram alfabetizados no município de Erechim/RS e para docentes alfabetizadores, sendo os mesmos respectivamente das décadas de 1970, 1980, 1990, 2000 e 2010. Os questionários foram analisados pelo viés de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010), sendo que esses continham cinco perguntas que incentivavam as pessoas a contarem como aconteceu o processo de alfabetização em suas vidas. A partir das respostas dos questionários, foram construídas três categorias de análise: i) práticas e métodos adotados pelos docentes; ii) pontos positivos e negativos do processo de alfabetização; iii) diferenças no processo de alfabetização entre os dias de hoje e antigamente. Os resultados da pesquisa permitiram refletir sobre as práticas de alfabetização que vêm acontecendo nas escolas de Erechim/RS. Pode-se descobrir que a maioria das pessoas não lembra de seu processo de alfabetização, mas, analisando as histórias de vida de cada participante, percebe-se, no geral, que esse período foi positivo. Foi possível conhecer também como eram as metodologias utilizadas pelos docentes, sendo a cartilha, as atividades de cópia, de repetição, de memorização as mais rotineiras. Por fim, é possível concluir que, com o passar dos anos, o processo de alfabetização vem sendo modificado, especialmente no modo de ver as crianças, mas ainda é possível encontrar muitas práticas tradicionais de alfabetização em nossas escolas.
Palavras-chave: Alfabetização
História da educação
Ensino
Aprendizagem
Compreensão da leitura
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2585
Data do documento: 14-Fev-2019
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARDOSO.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.