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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Flávia Burdzinski de-
dc.contributor.referee1Souza, Flávia Burdzinski de-
dc.contributor.referee2Johann, Magali Maria-
dc.contributor.referee3Beatrici, Alexandra Ferronato-
dc.creatorNicolli, Deoclécia Francisca da Silva-
dc.date2018-12-
dc.date.accessioned2019-03-14T20:11:58Z-
dc.date.available2019-03-14T20:11:58Z-
dc.date.issued2019-02-14-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2595-
dc.description.resumoAo defendermos uma educação de qualidade se faz necessário partir de elementos da primeira etapa da educação básica, a Educação Infantil. Para que a criança, como um sujeito de direitos e como o centro do planejamento (BRASIL, 2009) seja devidamente acolhida no espaço escolar é necessário pensar em estratégias para acolhê-la. Deste modo, este trabalho propôs-se investigar sobre as primeiras experiências vividas pelas crianças da creche ao entrar na escola, bem como as estratégias adotadas pelas professoras durante o processo de inserimento. Para desenvolver o assunto, foram utilizados como caminho metodológicos uma pesquisa bibliográfica e documental, com autores e documentos que normatizam a Educação Infantil e que escrevem sobre “adaptação”, “acolhimento”, “crianças” e “Pedagogia dos começos”; e uma pesquisa de campo com uso de questionários on-line com professores (as) de bebês e crianças bem pequenas (0 a 3 anos), com o intuito de saber as estratégias usadas pelas mesmas no período de inserção das crianças na escola. Este trabalho justifica-se depois de estudar, durante o curso de Pedagogia, sobre as conquistas das crianças ao longo do tempo, bem como a mudança na visão de criança que existe hoje, o que consequentemente modifica o modo como a escola organiza seu espaço e as situações vividas com as crianças, criando um ambiente acolhedor, de qualidade e que respeite os princípios de uma escola de infância. Esta pesquisa teve o objetivo de mostrar que as escolas precisam rever o conceito de adaptação e considerar o conceito de acolhimento para que se efetive uma Educação Infantil que respeite os tempos e desejos das crianças, efetivando a criança como o centro do planejamento pedagógico, conforme apontam as políticas educacionais que normatizam esta etapa (BRASIL, 2009). Assim o trabalho se estruturou em quatro capítulos. O primeiro capítulo apresenta a metodologia usada para desenvolver a pesquisa; logo após no segundo capítulo teorizou-se sobre a Educação Infantil, seus princípios e história juntamente com o conceito de criança. O acolhimento e a adaptação são conceitos discutidos no terceiro capítulo, que também buscou apresentar trabalhos que já foram realizados sobre este mesmo tema. O quarto e último capítulo desenvolve a análise de dados, relacionando as respostas obtidas por meio dos questionários e traçando um paralelo com as teorias encontradas na pesquisa bibliográfica e no estado de conhecimento. Este trabalho trouxe algumas discussões sobre as contribuições da Pedagogia da Infância e dos Começos para a educação. Foi concluído que o acolhimento é um método de trabalho que deve respeitar e considerar as especificidades das crianças; os professores(as) que passam por esse processo, precisam estudar e refletir sobre este momento, juntamente com as crianças e famílias, buscando assim estratégias que atendam as necessidades de cada criança, respeitando-as nas suas singularidades.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-02-25T13:25:17Z No. of bitstreams: 1 NICOLLI.pdf: 802210 bytes, checksum: e8831a18ee79eb63f08bea3d0dd31bf5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-03-14T20:11:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 NICOLLI.pdf: 802210 bytes, checksum: e8831a18ee79eb63f08bea3d0dd31bf5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-14T20:11:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NICOLLI.pdf: 802210 bytes, checksum: e8831a18ee79eb63f08bea3d0dd31bf5 (MD5) Previous issue date: 2019-02-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectCrechespt_BR
dc.titleO acolhimento na creche: estratégias para pensar a pedagogia dos começospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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