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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Loss, Adriana Salete-
dc.contributor.referee1Loss, Adriana Salete-
dc.contributor.referee2Silva, Ivone Maria Mendes-
dc.contributor.referee3Marques, Franciele Fátima-
dc.creatorMarmentini, Fernanda-
dc.date2018-12-
dc.date.accessioned2019-03-14T20:51:14Z-
dc.date.available2019-03-14T20:51:14Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2599-
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa tem por objetivo analisar e compreender a importância do desenvolvimento das funções executivas em crianças de sete, oito e nove anos e averiguar se os jogos podem contribuir com o desenvolvimento destas funções. Para tanto, é necessário compreender quais são as contribuições do trabalho pedagógico com materiais potencializadores para esse desenvolvimento, em especial, no que se refere à inteligência lógico-matemática. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa de caráter exploratório-descritiva e exploratório-interpretativa. A metodologia utilizada tem base bibliográfica, a partir de leituras específicas da área e da busca por material bibliográfico, como em livros, artigos e monografias, na busca de reflexões teóricas referentes à temática, e documental, a partir da análise do diário de bordo e relatório de estágio dos anos iniciais do ensino fundamental, para a articulação e correlação com a pesquisa, assinalando as concordâncias pertinentes ao desenvolvimento das funções executivas na criança. Como resultado, constatamos que os jogos auxiliam para o desenvolvimento dessas funções e que contribuem para o crescimento da criança em sua plenitude, uma vez que estimulam a percepção, a atenção, a autonomia, a concentração, o autocontrole, a emoção, a criatividade, a construção de conceitos, estratégias, comunicação, expressão e o conhecimento. Ainda, o jogo introduz as crianças na construção autônoma do conhecimento, inserindo-as na formação de seus próprios conceitos, a partir de reflexões e descobertas. Cabe aos educadores oportunizar e promover, em parceria com as crianças, situações de aprendizagem criativas e significativas por meio de materiais potencializadores, como jogos, para que tenham a liberdade de criação e de expressão para o desenvolvimento das funções executivas. Desta forma, é possível afirmar que o uso de materiais potencializadores estimula o desenvolvimento das funções executivas as quais são fundamentais para a construção plena da criança.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-02-19T11:47:10Z No. of bitstreams: 1 MARMENTINI.pdf: 1936155 bytes, checksum: d06cabd4073d592ebb7353e7686e786d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-03-14T20:51:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MARMENTINI.pdf: 1936155 bytes, checksum: d06cabd4073d592ebb7353e7686e786d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-14T20:51:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARMENTINI.pdf: 1936155 bytes, checksum: d06cabd4073d592ebb7353e7686e786d (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectInteligênciapt_BR
dc.subjectNeurociênciaspt_BR
dc.titleO desenvolvimento da aprendizagem significativa por meio dos jogos pedagógicos e suas contribuições com o desenvolvimento das funções executivaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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