Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2599
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Loss, Adriana Salete | - |
dc.contributor.referee1 | Loss, Adriana Salete | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Ivone Maria Mendes | - |
dc.contributor.referee3 | Marques, Franciele Fátima | - |
dc.creator | Marmentini, Fernanda | - |
dc.date | 2018-12 | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-14T20:51:14Z | - |
dc.date.available | 2019-03-14T20:51:14Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2599 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho de pesquisa tem por objetivo analisar e compreender a importância do desenvolvimento das funções executivas em crianças de sete, oito e nove anos e averiguar se os jogos podem contribuir com o desenvolvimento destas funções. Para tanto, é necessário compreender quais são as contribuições do trabalho pedagógico com materiais potencializadores para esse desenvolvimento, em especial, no que se refere à inteligência lógico-matemática. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa de caráter exploratório-descritiva e exploratório-interpretativa. A metodologia utilizada tem base bibliográfica, a partir de leituras específicas da área e da busca por material bibliográfico, como em livros, artigos e monografias, na busca de reflexões teóricas referentes à temática, e documental, a partir da análise do diário de bordo e relatório de estágio dos anos iniciais do ensino fundamental, para a articulação e correlação com a pesquisa, assinalando as concordâncias pertinentes ao desenvolvimento das funções executivas na criança. Como resultado, constatamos que os jogos auxiliam para o desenvolvimento dessas funções e que contribuem para o crescimento da criança em sua plenitude, uma vez que estimulam a percepção, a atenção, a autonomia, a concentração, o autocontrole, a emoção, a criatividade, a construção de conceitos, estratégias, comunicação, expressão e o conhecimento. Ainda, o jogo introduz as crianças na construção autônoma do conhecimento, inserindo-as na formação de seus próprios conceitos, a partir de reflexões e descobertas. Cabe aos educadores oportunizar e promover, em parceria com as crianças, situações de aprendizagem criativas e significativas por meio de materiais potencializadores, como jogos, para que tenham a liberdade de criação e de expressão para o desenvolvimento das funções executivas. Desta forma, é possível afirmar que o uso de materiais potencializadores estimula o desenvolvimento das funções executivas as quais são fundamentais para a construção plena da criança. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-02-19T11:47:10Z No. of bitstreams: 1 MARMENTINI.pdf: 1936155 bytes, checksum: d06cabd4073d592ebb7353e7686e786d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-03-14T20:51:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MARMENTINI.pdf: 1936155 bytes, checksum: d06cabd4073d592ebb7353e7686e786d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-03-14T20:51:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARMENTINI.pdf: 1936155 bytes, checksum: d06cabd4073d592ebb7353e7686e786d (MD5) Previous issue date: 2018 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Inteligência | pt_BR |
dc.subject | Neurociências | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento da aprendizagem significativa por meio dos jogos pedagógicos e suas contribuições com o desenvolvimento das funções executivas | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARMENTINI.pdf | 1.89 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.