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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2599| Tipo: | Monografia |
| Título: | O desenvolvimento da aprendizagem significativa por meio dos jogos pedagógicos e suas contribuições com o desenvolvimento das funções executivas |
| Autor(es): | Marmentini, Fernanda |
| Primeiro Orientador: | Loss, Adriana Salete |
| Primeiro membro da banca: | Loss, Adriana Salete |
| Segundo membro da banca: | Silva, Ivone Maria Mendes |
| Terceiro membro da banca: | Marques, Franciele Fátima |
| Resumo: | O presente trabalho de pesquisa tem por objetivo analisar e compreender a importância do desenvolvimento das funções executivas em crianças de sete, oito e nove anos e averiguar se os jogos podem contribuir com o desenvolvimento destas funções. Para tanto, é necessário compreender quais são as contribuições do trabalho pedagógico com materiais potencializadores para esse desenvolvimento, em especial, no que se refere à inteligência lógico-matemática. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa de caráter exploratório-descritiva e exploratório-interpretativa. A metodologia utilizada tem base bibliográfica, a partir de leituras específicas da área e da busca por material bibliográfico, como em livros, artigos e monografias, na busca de reflexões teóricas referentes à temática, e documental, a partir da análise do diário de bordo e relatório de estágio dos anos iniciais do ensino fundamental, para a articulação e correlação com a pesquisa, assinalando as concordâncias pertinentes ao desenvolvimento das funções executivas na criança. Como resultado, constatamos que os jogos auxiliam para o desenvolvimento dessas funções e que contribuem para o crescimento da criança em sua plenitude, uma vez que estimulam a percepção, a atenção, a autonomia, a concentração, o autocontrole, a emoção, a criatividade, a construção de conceitos, estratégias, comunicação, expressão e o conhecimento. Ainda, o jogo introduz as crianças na construção autônoma do conhecimento, inserindo-as na formação de seus próprios conceitos, a partir de reflexões e descobertas. Cabe aos educadores oportunizar e promover, em parceria com as crianças, situações de aprendizagem criativas e significativas por meio de materiais potencializadores, como jogos, para que tenham a liberdade de criação e de expressão para o desenvolvimento das funções executivas. Desta forma, é possível afirmar que o uso de materiais potencializadores estimula o desenvolvimento das funções executivas as quais são fundamentais para a construção plena da criança. |
| Palavras-chave: | Desenvolvimento infantil Cognição Jogos Memória Inteligência Neurociências |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Sigla da Instituição: | UFFS |
| Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2599 |
| Data do documento: | 2018 |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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