Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2603
Tipo: Artigo Cientifico
Título: O desafio da educação ambiental no contexto escolar
Autor(es): Fenner, Rose
Primeiro Orientador: Bölter, Serli Genz
Resumo: Neste trabalho apresenta-se uma análise de exemplares didáticos juntamente com a pesquisa bibliográfica que tem por objetivo analisar o ensino de educação ambiental no sétimo ano do ensino fundamental, a partir da análise dos livros didáticos, selecionados para o período 2014/2016. A pesquisa objetiva identificar a importância da participação da comunidade escolar no ensino de educação ambiental. Inicia-se destacando os primeiros movimentos ambientais e a necessidade de construir novos valores no modo de viver do homem, para assim conseguir amenizar ou resolver os problemas ambientais do planeta terra. Na continuidade este trabalho resgata o histórico da educação ambiental no Brasil, dando destaque para a Lei nº 9.795/99 – Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA. No último item reforça-se, que a educação ambiental precisa do envolvimento de toda a comunidade escolar, pois exige a construção de novos valores na relação do homem com o ambiente. O resultado da análise dos livros didáticos aponta que apenas no ensino de Ciências os temas de educação ambiental envolvem a comunidade escolar. Nas demais áreas, a presença da comunidade escolar é inexistente. Assim sendo, é necessário ressaltar que alguns temas ainda são tratados de forma inadequada e deixam de envolver a comunidade escolar em prol dos problemas ambientas do planeta terra.
Abstract/Resumen: This paper presents an analysis of didactic examples along with the literature which aims to analyze the environmental education teaching in the seventh year of elementary school, from the analysis of textbooks selected for the period 2014/2016. The research aims to identify the importance of the school community participation in environmental education teaching. It begins by highlighting the first environmental movements and the need to build new values in the way of life of man, order to achieve alleviate or solve the environmental problems of the planet. Continuing this work rescues the history of environmental education in Brazil, highlighting the Law No. 9.795/99 - National Environmental Education Policy - PNEA. The last item is strengthened, that environmental education needs the involvement of the entire school community because it requires the construction of new values in man's relationship with the environment. The result of the analysis of textbooks points out that only in science teaching environmental education themes involve the school community. In other areas, the presence of the school community is lacking. Therefore, it is necessary to point out that some issues are still treated improperly and fail to involve the school community on behalf of ambientas problems planet earth.
Palavras-chave: Educação ambiental
Ensino e aprendizagem
Política Nacional de Educação Ambiental
Ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2603
Data do documento: 1-Dez-2015
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fenner.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.