Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2604
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Formação continuada de professores e a temática da pesquisa em contexto escolar
Autor(es): Dutra, Bruna Cristina
Primeiro Orientador: Uhmann, Rosangela Ines Matos
Resumo: Não é de hoje que não é mais possível dar aulas apenas com o que foi aprendido na Graduação, pois estar em contexto escolar é acreditar que todos são aprendizes, visto que o incentivo da pesquisa faz a diferença. Este estudo investigou os textos escritos dos professores da educação básica, participantes do “Programa Interinstitucional de Formação Continuada dos Trabalhadores em Educação da Região Macromissioneira” em 2014, por meio de uma busca pelo descritor “pesquisa” e “pesquisa escolar”. Os textos se encontram reunidos em um livro eletrônico (E-book) de tais participantes, cada qual em um dos cinco Grupos de Trabalho (GT), os quais pertencem às áreas de: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Seminário Integrado. Assim verificamos que a pesquisa em contexto escolar está presente nos textos, em que abordamos de que forma apresentam a mesma, assim como as dificuldades e possibilidades em se trabalhar com a pesquisa na prática docente.
Abstract/Resumen: It is not today that is no longer possible to teach only what has been learned in the graduation as being in schools is to believe that all are learners, as the incentive of the research makes a difference. This study investigated the written texts of the basic education teachers, participants of the "Inter-Institutional Program for Continuing Education Workers' Education Macromissioneira Region" in 2014, through a search for the descriptor "research" and "scholarly research". The texts are gathered in an electronic book (E-book) of such participants, each in one of the five Working Groups (WG), which are the areas of: Natural Sciences, Humanities, Languages, Mathematics and Seminar Integrated. Thus we see that research in the school context is present in the texts, we approach so that present the same, as well as the difficulties and possibilities of working with research in teaching practice.
Palavras-chave: Formação de professores
Pesquisa
Ensino superior
Ensino e aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2604
Data do documento: 1-Dez-2015
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dutra.pdf840,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.