Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2610
Tipo: Monografia
Título: Estratégias ludicas para o ensino de ciências/biologia: retratos do V Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO)
Autor(es): Oliveira, Karine Bordin de
Primeiro Orientador: Nogueira, Sandra Vidal
Primeiro membro da banca: Bervian, Paula Vanessa
Segundo membro da banca: Ferrera, Tiago Silveira
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo analisar as estratégias lúdicas utilizadas no ensino de Ciências e Biologia. Com isso busca a resposta da seguinte pergunta: quais são as estratégias lúdicas utilizadas no ensino de Ciências/Biologia e como elas são abordadas no V Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), no ano 2014? Ele está divido em três capítulos, no capítulo 1: HISTÓRIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO, assim procurando mostrar o contexto histórico da ludicidade. No Capítulo 2: O LÚDICO NO CONTEXTO DA SALA DE AULA, abordando como o lúdico possui importância, no processo ensino aprendizagem do aluno em sala de aula. Já o capítulo 3: ESTRATÉGIAS LÚDICAS UTILIZADAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, metodologias, resultado e discussão, por meio de uma metodologia qualitativa, de caráter descritivo e documental (bibliográfico), dando ênfase nas análises dos processos de ensino/aprendizado envolvidos em atividades lúdicas.
Abstract/Resumen: The following Completion of Course Work (CCW) aims to analyze the recreational strategies utilized on Sciences and Biology education. Thereunto it is search the answer to the question: What are the recreational strategies utilized for the teaching of Science/Biology and how they are approach on the V Nacional Meeting of Biology Education (ENEBIO), on the year of 2014? The study is divided on three chapters, on 1st Chapter: LUDIC HISTORY IN EDUCATION, aiming to present the historical context of recreation. On 2nd Chapter: THE RECREATION ON CLASSROOM CONTEXT, approaching the importance of recreation, on the apprenticeship process of students on the classroom, and at the instructor formation. Thus, on the 3rd Chapter: RECREATIONAL STRATEGIES UTILIZED ON SCIENCES AND BIOLOGY TEACHING, methodologies, results and discussion, were conducted through a qualitative methodology, of descriptive and documental (bibliographic) character, focusing on process analysis of teaching/apprenticeship evolved on recreational activities
Palavras-chave: Didática
Ensino
Educação
Biologia
Material didático
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2610
Data do documento: 8-Dez-2017
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Oliveira'.pdf748,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.